quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Fórum ''De Onde Virão Terneiros'' inicia nesta quinta-feira em São Luiz Gonzaga


Produtores de toda a região são convidados para o evento
Fórum ''De Onde Virão Terneiros'' inicia nesta quinta-feira em São Luiz Gonzaga
Será amanhã e sexta-feira, a 50° etapa do fórum ‘’De Onde Virão os Terneiros’’?, promovido pela Casa Rural, Farsul e Senar. O presidente do Sindicato Rural, Maurício Caíno, esteve no Jornal da Manhã de hoje convidando os produtores para participarem do evento.
O presidente explicou que todos os criadores de gado são convidados, independente do tamanho da propriedade. ‘’Se ele cria um ou 100 animais, a forma de produção e as melhorias que podemos ter interessam a todos’’, afirmou o Caíno.
A região Missioneira é uma grande produtora de gado. O rebanho de Santo Antônio das Missões e Bossoroca são os maiores, e aliados à produção de São Luiz Gonzaga, tornam as Missões um local oportuno para receber essa discussão.
O objetivo do fórum, que já percorreu diversas regiões do estado, é discutir maneiras de melhorar a alimentação e genética dos animais. A preocupação dos produtores é continuar a produção da carne, mesmo com a diminuição da área para a pecuária.
Maurício destacou que a alimentação é um dos fatores fundamentais para essa produção. ‘’Este é um dos nossos maiores gargalos. O tipo de comida, de pasto oferecido ao animal. É necessário investir nos campos, corrigindo o solo com adubo, cálcio e fósforo’’, salientou.
O fórum é dividido em dois dias. No primeiro, os participantes irão a campo, em propriedades da região. A primeira delas é na Fazenda Itaquarichim, às 9h, na Estrada Santo Antônio das Missões – Garruchos. Às 11h30min, haverá outro Dia de Campo, na Fazenda São Caetano, na Timbaúva, em Bossoroca. À tarde, encerra a programação de campo, na Fazenda Ximbocú, em Bossoroca. Em todos os locais haverá placas indicando o local das propriedades.
Na sexta-feira, serão realizadas as discussões com painelistas, durante todo o dia, no Parque de Exposições do Sindicato Rural. As inscrições para o fórum devem ser feitas no site da Casa Rural ou pelo telefone 3352-1209.
Aqueles que realizarem as inscrições pelo site, irão receber certificado no final do evento. Já os que se inscreverem na hora ou pelo telefone, receberão o certificado posteriormente. Maurício pediu aos produtores que se inscrevam antecipadamente, para que os organizadores tenham uma estimativa de participação.
O presidente falou ainda na entrevista sobre uma reunião extraordinária, na Farsul. Na oportunidade, foram apresentadas ao conselho de representantes projetos de lei em tramitação.
O Projeto de lei 117/2013 trata da questão leiteira. O Projeto de lei 227/2013, da irrigação, e o Projeto de lei 192/2013 da rastreabilidade. Para o presidente, os projetos apresentam prós e contras para os produtores. Uma das preocupações dos dirigentes é a proposta de criação de fundo de reinvestimento para os produtores. ‘’Temos que ver se o fundo será reinvestido efetivamente, ou se vai tudo para o caixa único do governo’’, finalizou o presidente.
Por Amanda Lima
Fonte: Rádio Missioneira

Nenhum comentário: