sábado, 7 de setembro de 2013

Quem produz a melhor carne certificada Angus: pastagem no RS ou confinamento no PR?

Produtores e apreciadores de Carne Angus se reuniram no Belich Ranch (Palmeira, PR), em agosto, para degustar e comparar o produto gaúcho e paranaense. As diferenças nos sistemas de produção, sendo pastagem no RS e confinamento no PR, idade de abate , animal mais jovem no PR, e animais castrados no RS e animais inteiros no PR, nos levam a pensar em diferenças no produto final e nos motivou a realizar o “1º UFC nas Brasas: RS versus PR”.
Na ocasião foram assados 3 cortes de Carne Angus Certificada produzidas no RS e no PR. Os cortes escolhidos foram a Picanha, Vazio e Costela (Assado de Tira), pois são bem representativos do hábito de consumo em churrascos e por terem características bem distintas, presença de capa de gordura, % de gordura e marmoreio e cortes com e sem osso. Apesar das diferenças evidentes dos cortes, todos se prestam bem a uma degustação comparativa, pois são de rápido preparo.
Este misto de degustação, teste e confraternização entre amigos ocorreu da seguinte forma:
1. As peças foram cortadas pelo assador Wagner Barausse de forma similar e preparadas ao fogo simultaneamente;
2. Os cortes foram servidos aos degustadores (13) em teste cego, sem a menor possibilidade de identificação da marca A ou B;
3. Os degustadores avaliaram cada corte em uma escala de 1 a 3. Sendo 1 o escore mínimo e 3 o máximo, para Maciez (M), Sabor (S) e Conjunto (C). Considerou-se a característica Conjunto o grau de satisfação geral.
carne-rs-pr
Integravam o grupo de avaliadores: Alysson Yamaguchi (PR), Dimas Rocha (RS), Erani Demétrio (SC), Fernando Evers (SC), Julia Veiga Lopes (PR), Jorge Belich (PR), Luis Francisco Belich (PR), Luis Veiga Lopes (PR), Lucca Yamaguchi (PR), Neimar De Bona (PR), Oscar Ransolin (PR), Sérgio Belich (PR) e Wagner Barausse (PR).
A avalição detalhada pode ser conferida no quadro abaixo:
Captura de Tela 2013-09-05 às 10.03.29 PM
O resumo em médias dos escores foi:
Captura de Tela 2013-09-05 às 9.45.56 PM
 Resultados:
1. Ambas as marcas (RS e PR) atenderam as expectativas dos consumidores do painel e foram consideradas superiores em qualidade a um produto comum.
2. Em linhas gerais pode-se dizer que neste teste a Carne Angus RS obteve melhores escores para Maciez, Sabor e Conjunto, independente do corte;
 Considerações:
1. Esperavam-se melhores escores para a Carne PR, em função da menor idade dos animais (abatidos dente de leite) e da terminação mais intensiva e consequente maior cobertura de gordura, porém não se confirmou no prato neste momento.
2. No RS, a terminação majoritariamente à pasto e com animais castrados deve ter contribuído para a superioridade desta carne, especialmente para sabor e conjunto.
Mais uma vez foi provado que um bom churrasco e a carne de qualidade são instrumentos para reunir amigos que apreciam a boa mesa e os valores do campo.
Esta ação foi uma iniciativa da Assessoria Agropecuária e do Grupo Araucária. Para 2014, já estamos preparando um novo embate!
Fonte: Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha

Nenhum comentário: