quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Suplementação e confinamento de bovinos de corte em capacitação no RS


A localidade de Pontas do Salso, em São Gabriel, sediará nos dias 12, 13 e 14 de setembro, o curso de suplementação e confinamento de bovinos de corte. A capacitação, com carga horária de 24h, é promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com apoio da Emater/RS-Ascar e Sindicato Rural de São Gabriel. 

As aulas serão ministradas pelo médico veterinário do Senar, Walter Nei Ribeiro. No primeiro dia de curso, os assuntos abordados estarão relacionados à pecuária de corte no Rio Grande do Sul, fatores econômicos e de mercado que influenciam na atividade, integração lavoura-pecuária, seleção e avaliação de animais, importância da eficiência animal e conversão alimentar e o impacto ambiental. 

No segundo dia, o tema tratado será suplementação. Os produtores aprenderão sobre o tipo de suplementação, quando, como e por que se deve suplementar. Na sequência, serão tratadas questões ligadas ao confinamento: quando se deve confinar, como planejar o confinamento, tipos de instalações e equipamentos utilizados, tipo de animal a confinar e a alimentação adequada no confinamento. 

Por último, os participantes saberão quais as principais doenças dos bovinos em suplementação e confinamento. Além do gerenciamento e análise de resultados. O curso mescla a parte teórica como conceitos e contextualização com a prática. 

Na localidade, existe a Associação da Ponta do Salso e Cerro do Ouro, que busca proporcionar aos produtores cursos de formação, sempre na área de interesse da comunidade. Estão previstos cursos de segurança e soberania alimentar, panificação, entre outros. 

Segundo a médica veterinária da Emater/RS-Ascar Elusa Andrade, é importante que os produtores participem de cursos como este para ampliarem a visão sobre a criação de bovinos. Além disso, Elusa explica que a suplementação torna-se necessária no inverno, pois, muitas vezes, o campo nativo não é suficiente para a alimentação dos animais. Nesses casos, os bovinos perdem peso, em consequência, perdem o valor de mercado. “Com a suplementação, aumenta-se o número de animais, aumentando a renda”, completa a extensionsita. 

Agrolink com informações de assessoria

Nenhum comentário: