quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Inovação em alimentos


Feira de anuga traz inovações nos alimentos
Anuga, maior feira de alimentos do mundo, pode ser resumida em uma palavra: inovação. A feira apresenta as tendências para o setor alimentício em todas as áreas. O Rio Grande do Sul esta presente com uma comitiva de 54 pessoas que se somaram a de outros estados para conhecer as novidades. E são muitas. Os produtos orgânicos se fortaleceram desde a edição de 2011. Os energéticos tomaram conta de todos os pavilhões. As embalagens merecem destaque especial porque estão na linha sustentável e visualmente mais limpas: contem a marca e os ingredientes. Mas, as tradicionais não foram abandonadas porque o consumidor decide a compra em grande parte com os olhos.

Os empresários gaúchos também estão visitando empresas e supermercados para verificar tendências e aprender novas formas de utilização da matéria-prima. O mi de sucos e um exemplo. Na Europa e comum misturar frutas, ao contrario do Brasil que costuma fazer suco de um único sabor.
Além dos visitantes, tem os expositores. No espaço da Apex-Brasil estão alguns produtos, como o energético a base de açaí, erva-mate e guaraná e caldinho de feijão. Dois produtos típicos do Estado. Frango e carne do RS também estão na feira.
A linha de congelados e muito valorizada. Os alemães estão em segundo lugar no consumo mundial de congelados, atrás dos norte-americanos.
Entre as novidades, um sucesso e a pizza no formato de picolé. A massa fica por fora e a cobertura vira recheio. 
Anuga acontece em um pavilhão de 284.000 metros quadrados divididos em 11 pavilhões. São 6.777 expositores de 98 países. Ate esta quarta-feira, 9-10, são esperados 155.000 visitantes de 180 países.
O quinto maior espaço de exposições e feiras do mundo fica na cidade mais antiga da Alemanha, Colônia, distante 40 km de Dusseldorf. E conhecida pela forte indústria automotiva, pelo turismo e pelo carnaval mais animado da Alemanha.

Nenhum comentário: