quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Pecuária gaúcha enfrenta desafio de aumentar rentabilidade ao produtor

Por Andre Sulluchuco 

Os desafios para a modernização da pecuária gaúcha pautaram os discursos de lideranças ruralistas e políticas na abertura da 39ª Expofeira Regional de São Sepé, Formigueiro e Vila Nova do Sul, no último domingo (6) no Parque de Exposições de São Sepé. Há uma preocupação com o avanço da soja em campos tradicionais de exploração pecuária.

O secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, disse que, para conter o avanço da soja, é fundamental aumentar a rentabilidade da pecuária.
"Por isso, temos que aprofundar o debate para definir quais medidas podem, efetivamente, contribuir para levar ao pecuarista mais rentabilidade", disse. 
Na opinião do secretário, o setor precisa atender as exigências dos mercados importadores de carne, para que o produto seja comercializado por melhores preços.

Já o vice-governador Beto Gril relatou o encontro que teve com o maior importador de carne do Reino Unido, há poucos dias.
"Eles querem comprar toda a carne que tivermos para oferecer, pois conhecem a qualidade do nosso produto, mas exigem que os animais estejam rastreados", explicou Gril, para em seguida dizer que o Brasil, por falta da identificação individual dos rebanhos em maior escala não ocupa nem 20% da cota Hilton à disposição da industria frigorífica nacional.
A notícia foi divulgada em nota pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário: