terça-feira, 5 de novembro de 2013

RS: Encerrada a distribuição de kits de inseminação do programa Dissemina aos municípios

Ao entregar, na tarde desta segunda-feira (04.11), o kit de inseminação e o veículo do programa Dissemina para o município de São Francisco de Paula, na região dos Campos de Cima da Serra, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) concluiu a primeira fase da iniciativa que contempla 30 municípios.

Executado com recursos do Governo do Estado e do Ministério da Agricultura, o projeto piloto totaliza R$ 1,5 milhão de investimento, com a previsão de que sejam distribuídas pelo menos 126 mil doses de sêmen para pecuaristas familiares dos municípios contemplados.

O programa, coordenado pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), prevê o repasse de um veículo, um botijão de nitrogênio e doses de sêmen aos municípios, que viabilizam os técnicos para cuidar da sua operacionalização, treinados pela equipe da fundação. Os municípios pagam preço de custo pelo nitrogênio.
"Temos que aumentar o número de terneiros e terneiras de qualidade genética superior, visando produzir mais leite e mais carne de qualidade, imprimindo uma maior homogeneização dos plantéis, especialmente dos pequenos e médios produtores que, sem esta política pública, dificilmente teriam acesso à tecnologia", explicou o secretário Luiz Fernando Mainardi.

O secretário acredita, ainda, que o Dissemina é um programa "instigador e estimulador das potencialidades", na medida em que levará o pecuarista a repensar a sua propriedade, implantando mudanças no manejo, que redundarão em mais produtividade e, consequentemente, mais renda.

O diretor-presidente da Fepagro, Danilo Santos, ao lembrar que a primeira experiência de inseminação artificial feita na América Latina ocorreu na Fepagro de Vacaria, destacou que o Dissemina é a retomada da antiga Central Riograndense de Inseminação (Cria), desativada há pelo menos dez anos, e recuperada na atual gestão. "Estamos montando, em nossa unidade de Hulha Negra, o Centro de Biotécnicas Reprodutivas, que potencializará, ainda mais, o programa do Estado", disse.

Nenhum comentário: