domingo, 24 de novembro de 2013

Secretaria da Agricultura e Famurs treinam técnicos dos Serviços de Inspeção Municipais


Secretaria da Agricultura e Famurs treinam técnicos dos Serviços de Inspeção Municipais
Foto: Fernando Dias
Cerca de 80 veterinários dos Serviços de Inspeção Municipais (SIMs) de diversos municípios do Estado já passaram, desde a metade do ano, por capacitação oferecida pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio em parceria com a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
Nesta sexta-feira (22), 31 profissionais concluem o curso, realizado em dois módulos, um em outubro e outro em novembro. Entre os temas, foram abordados legislação sanitária, qualidade de produtos, boas práticas de fabricação, registro de produtos, rótulos e estabelecimentos, inspeção de bovinos, sistema global de atenção veterinária, setor de laticínios, ovos e mel, por exemplo. Em março, mais 30 técnicos começam outro curso.
A meta é qualificar os sistemas municipais e incentivar as prefeituras a aderir ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa), do Ministério da Agricultura, ou ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-RS). Interligados, os dois sistemas permitem a comercialização de produtos no Estado, caso do Susaf, ou em todo o território nacional, com o Sisbi.
A coordenadora da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria da Agricultura (Dipoa), Ângela de Souza, explica que a maioria dos pequenos municípios do Estado tem solicitado adesão ao Susaf, sobretudo os com poucas agroindústrias. Segundo ela, eles pretendem vender seus produtos apenas no entorno das cidades, o que não necessita de permissão para todo o país.
É o caso de São José do Sul, no Vale do Caí. O veterinário Eduardo Alves, responsável pelo SIM, que também participou do curso, diz que já recebeu auditoria do Dipoa e que, agora, aguarda a inserção do município no sistema estadual. 
Por Daniel Cóssio

Nenhum comentário: