terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Gaúchos devem enfrentar um período de estiagem a partir desta semana


As chuvas retornam ao Rio Grande do Sul apenas no dia 23 e este verão será mais seco no Estado
O tempo está nublado no Estado gaúcho nesta terça-feira, mas não há previsão de chuva intensa como nos últimos dias. A frente fria que provocou temporais isolados já se afastou do Rio Grande do Sul e agora provoca chuvas no Sudeste. O tempo ainda está úmido em todo o território gaúcho. “Esta umidade vai se transformar em chuva fraca e vai atingir boa parte do Estado no decorrer desta tarde” - comenta o meteorologista Celso Oliveira. O sol vai aparecer entre nuvens no oeste do Estado.Por: Aline Cardoso
Temperaturas mais amenas durante a tarde em relação aos últimos dias

A expectativa é de temperaturas bem mais baixas no decorrer do dia em boa parte do centro, leste e sul do Estado. Em Porto Alegre, a máxima chega a apenas 25°C. Já nas áreas mais próximas da Fronteira com a Argentina, a temperatura sobe mesmo com os ventos de sul e a máxima chega aos 29°C em São Borja.

A agitação marítima aumenta consideravelmente em toda a costa do Estado gaúcho a partir da tarde desta terça-feira. As ondas passam dos 2m de altura nas praias e dos 2,5m em alto-mar.

Previsão

Na quarta-feira, o tempo já abre bem mais que nos dias anteriores e o sol predomina no oeste, centro e sul do Estado. A chuva fraca vai atingir a Metade Norte. A mínima chega aos 12°C em Bagé, 21°C em Teutônia, 20°C em Torres e 19°C em Porto Alegre. A tarde a máxima alcança os 24ºC na Capital.
Na quinta-feira, retorna um padrão mais próximo do verão, com sol, calor e pancadas de chuva de fim de tarde sobre a Metade Norte do Estado. “Esta chuva isolada de fim de tarde será recorrente a partir de agora, sempre atingindo uma cidade e não pegando a cidade vizinha” - afirma Celso Oliveira. 

Período de tempo seco atinge o Estado a partir desta semana

O fim do ano será de poucas chuvas em território gaúcho. Segundo os meteorologistas da Somar,o Rio Grande do Sul entrará em período prolongado de pouca chuva a partir desta semana. Este período de estiagem só acaba mais para o final do mês. Vale lembrar que este período de tempo mais seco é normal para esta época do ano. “As previsões mais estendidas indicam um novo episódio de chuva generalizada sobre o Rio Grande do Sul somente em 23 de dezembro” - afirma o meteorologista Celso Oliveira. Até lá, o tempo seco vai predominar no Estado.
fonte: Jornal  do Tempo

Nenhum comentário: