sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Scot Consultoria no Facebook

Como está a bronca no Pará relativa à exportação de bovinos vivos, a Polícia Federal interferiu nos exportadores de gado vivo?

Fábio Dias, da Agropecuária Santa Bárbara respondeu a essa pergunta. 

Tivemos no Pará a Operação Berrante. A ação da polícia federal travou o mercado de exportação de gado em pé por uma semana. A questão foi sobre os impostos do frete. A operação do Minerva e de mais uma empresa não parou. Teve um momento que não sabíamos se iriam proibir ou não. Duas operações que foram proibidas durante a Operação Berrante, mas já foram liberadas.

-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-

O que vai acontecer com o consumo e preço de carne? 

Fabiano Tito Rosa do frigorífico Minerva respondeu essa pergunta.

A gente acredita também que os dois eventos (copa do mundo e eleições) no ano que vem puxa o consumo pra cima. Mas, colocamos uma pulga atrás de orelha por causa do cenário de grãos. Teremos uma competição da carne bovina e do frango e suíno. Por outro lado, estamos otimista com a exportação. Se pegarmos os maiores players, os EUA deve ter produção 6% menor. Austrália, por causa de problemas climáticos, deverá diminuir também a produção e, houve liquidação de plantel por lá. Já estamos vendo missões russas e chinesas para o Brasil abrindo exportação. Acho que teremos mercado externo forte ano que vem.

-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-

O que podemos esperar sobre o mercado de 2014 em relação a reposição? 

Marcelo Petto do Banco original responde:

O ano que vem é um ano de consumo de carne. O mercado continuará crescendo. São dois fatores: Copa do Mundo. Quando a copa não é no Brasil o consumo cresce, imagina a copa no Brasil. E ano que vem é ano de eleição. Então acreditamos que o consumo continue crescendo. Na reposição o efeito não é imediato. O ciclo precisa ser programado. Precisamos investir em cria e recria. O diferencial nosso ultimamente é que investimos tecnologia na engorda. Mas precisamos melhorar a cria. Não adianta ter retenção de matrizes sem a produtividade esperada. Não adianta diminuir o ciclo da engorda sem estimular a cria. A decisão por confinar hoje em dia está acontecendo muito mais tarde.


-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-

Em 2013 os índices zootécnicos do rebanho bovino brasileiro melhoraram?

Sérgio De Zen do Cepea responde:

Faz 13 anos que acompanhamos fazendas que representam as microrregiões do Brasil. Este ano estamos terminando GO, TO e SP. O que a gente notou é que nesses três estados a proporção de animais terminados em relação ao número de fêmeas melhorou. São 14 ou 15 índices zootécnicos que a gente acompanha e houve melhoria em todos eles. Na Austrália se termina 80 animais para cada 100 vacas. No Brasil se terminava 40. Hoje chegamos a 65 animais para cada 100 vacas. Precisamos ver porém, se essa melhoria está acontecendo por que gente ruim está saindo do mercado ou as coisas realmente estão melhorando.

fonte: Scot Consultoria/Facebook

Nenhum comentário: