quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

A cada 100 mortes por raios no Brasil, 80 acontecem no campo

Milhares de cabeças de gado morrem por ano em decorrência das descargas elétricas; saiba como se proteger e minimizar as chances do rebanho ser atingido.


Nauro Júnior
Foto: Nauro Júnior
Brasil tem a maior concentração de raios de todo o mundo: são 57 milhões por ano
O Brasil tem a maior concentração de raios de todo o mundo: são 57 milhões por ano, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De acordo com a entidade, é no verão que ocorrem 70% dos raios. Nos meses de janeiro e fevereiro, as tempestades são intensas. Segundo o professor Osmar Pinto Júnior, coordenador do grupo de Eletricidade Atmosférica do Inpe, o campo é o local onde acontecem a maior parte das fatalidades: a cada 100 mortes por raios no Brasil, 80 acontecem no campo. Além disso, ele ressalta que milhares de cabeças de gado morrem por ano no país em decorrência das descargas elétricas. De acordo com o especialista, quem trabalha no campo precisa estar atento aos perigos.

– Quando ocorre uma tempestade com trovões é porque existe um raio próximo, no máximo a 15 quilômetros de distância. No momento em que se escuta o trovão, deve-se buscar abrigo em um carro fechado ou dentro de uma residência – aconselha.

Conforme Pinto Júnior, o carro fechado é o local mais seguro. Mas se não há nenhum carro ou residência próximo, é preciso evitar ficar próximo a objetos metálicos, como cercas, tratores, motos ou torres de celular.

– Jogue para longe enxadas e pás. Fique longe das águas, como riachos, rios, lagos. Também não se abrigue embaixo de árvores. Uma árvore isolada é um local muito perigoso. Muitas pessoas morrem no Brasil atingidas nessa circunstância. Afaste-se de árvores isoladas –recomenda.

Pinto Júnior sugere que os pecuaristas levem os gados para um local fechado por cercas de madeira, sem arame farpado. 

– Pelo menos, eles estarão longe das árvores isoladas e das cercas. Assim, minimizam-se as chances deles serem atingidos – afirma.

Segundo o professor, também é importante estar atento à previsão do tempo, para poder estar preparado para evacuar o gado do campo.
RURALBR

Nenhum comentário: