sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Frente fria é favorável à agricultura

por: Cássia Medronha
Cultura do milho é a que mais sofreu com a falta de chuvas regulares

Depois da entrada de uma frente fria no Rio Grande do Sul, a chuva atingiu com maior força a região sul nesta madrugada. Nesta sexta-feira (3) ela chega com força total na região metropolitana e no norte do Estado.
Institutos de meteorologia emitiram alerta de chuvas intensas com acumulados passando dos 60mm na faixa norte gaúcha. Previsão de rajadas de vento intensas e eventual queda de granizo.
Devido à aproximação desta frente fria, as temperaturas ficam um pouco mais amenas sobre o Estado, em especial sobre o litoral sul, porém, não chega a fazer frio. Com a entrada de uma massa de ar mais seco, as temperaturas máximas caem um pouco mais e ficam entre 23ºC e 27ºC em média.
No sábado e domingo as chuvas já devem ter passado pelo RS se concentrado sobre Santa Catarina e Paraná.
Área rural
No últimos dias de 2013 a manifestação de chuva ocorreu de forma isolada variando de 79,6 mm emCanguçu a 36 mm em Jaguarão. Já a previsão meteorológica para o próximo período indica a ocorrência de altos volumes de chuva em todo o RS.
Entre esta sexta e o sábado o Estado se depara com a instabilidade, o deslocamento de uma frente fria vai provocar chuva em todas as regiões, com possibilidade de temporais e eventual queda de granizo em áreas isoladas. No final do dia, o ingresso de uma massa de ar seco vai diminuir a nebulosidade na Metade Sul.
A cultura do milho é a que mais sofreu com a falta de chuvas regulares. Estando 50% em fase de floração e enchimento de grãos, o estresse hídrico e a escassez de umidade dos últimos 15 dias estão causando danos à cultura em todo o Estado. A situação é mais severa nas áreas implantadas mais tardiamente, onde o consumo médio das plantas é de sete a oito mm diários.
A consequência dessa situação poderá ser a redução significativa no rendimento de lavouras nas áreas afetadas. Os relatos de produtores são de que as chuvas, mesmo que irregulares e com diferentes volumes, amenizaram a situação, mas não recuperaram totalmente as lavouras que se ressentem do clima atual. Em Cerrito alguns estão cortando as lavouras com mau desenvolvimento e oferecendo como alimentos para o gado de leite.
A soja encontra-se ainda com bom aspecto fitossanitário. Até o momento a falta de chuvas não compromete a produtividade da lavoura, embora haja atraso no crescimento das plantas em algumas regiões.
O déficit hídrico durante o dia faz com que as folhas murchem e sua coloração fique verde palha/apagada. Essas ocorrências poderão afetar o rendimento da cultura. Segundo o diretor-técnico da Emater/RS, Gervásio Paulus, a soja ainda pode se recuperar se as chuvas ocorrerem de forma regular.
Para a lavoura do arroz, as condições meteorológicas das últimas semanas têm sido benéficas, pois a alta luminosidade e o calor favorecem o desempenho da cultura.
Área urbana
A MetSul adverte para alagamentos em áreas urbanas, acentuada subida de rios e arroios com ameaça de transbordamento, baixa visibilidade em estradas com perigo de aquaplanagem e ainda a possibilidade de deslizamentos de encostas de terreno.
RS para net
Arte: Rafaela Azevedo - DP
 fonte: Diario Popular

Nenhum comentário: