segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Azevém na resteva de soja precisa de adubação?

por Cristiano C. Gotuzzo 

 Uma prática muito comum entre os produtores rurais é a de não adubar a pastagem de inverno na resteva de soja porque a mesma irá aproveitar a adubação residual da lavoura para se desenvolver. Mas será que sobram nutrientes suficientes para a pastagem se desenvolver a pleno?
Sabemos que o nutriente mais limitante nos solos do Rio Grande do Sul é o fósforo então, vamos analisar a dinâmica deste elemento durante a lavoura de soja e no “aproveitamento” pela pastagem de azevém desta adubação residual.
A recomendação de adubação para a lavoura de soja depende, previamente, de uma análise de solo. Levando em consideração um solo com nível de P2O5 baixo, a necessidade de suprimento de fósforo é da ordem de 60 kg de P2O5/ha.
Conforme a tabela abaixo, podemos ver a quantidade de P2O5 extraída no grão de soja dependendo da produtividade.
Tabela 1 – Absorção e exportação de P2O5 pelos grãos dependendo da produtividade da soja
Extração de P2O5 conforme a produtividade da soja
Produtividade
40 sc/ha
50 sc/ha
60 sc/ha
Parte da Planta
kg/ha
Grãos
20
25
30
Restos culturais
10,8
13,5
16,2
Total
30,8
38,5
46,2
Oliveira et all, 2007.
Conforme a tabela acima, considerando-se uma produtividade de 50sc/ha de soja, os grãos exportam 25 kg/ha de P2O5. Portanto, se a adubação foi da ordem de 60 kg de P2O5/ha restaram 35 kg de P2O5/ha na solução do solo e nos restos culturais da soja.
 A necessidade de fósforo da pastagem de azevém para um solo com nível baixo, como foi mencionado acima, é de 80 kg de P2O5/ha e com isso existe um déficit de 45 kg de P2O5/ha que deve ser adicionado a partir de uma fórmula de adubo para suprir a necessidade da cultura do azevém e potencializar o rendimento desta pastagem.

Com isso a capacidade de suporte desta pastagem será bem mais interessante que aquela que não recebe adubação após a colheita da soja e a ciclagem de nutrientes que os animais farão durante o pastejo irá beneficiar a cultura de verão subsequente.

fonte  

Nenhum comentário: