quinta-feira, 27 de março de 2014

Fundesa propõe criação de câmara temática de bem-estar animal em Rio Grande do Sul

O Estado é pioneiro em organizar projeto para contemplar o assunto, de acordo com a assessora Técnica do departamento de saúde animal da Seapa, Ana Carla Vidor
Em reunião com os Conselhos Técnicos Operacionais do Fundesa, na tarde de terça-feira, 25, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio apresentou as primeiras propostas para a criação de um programa oficial de bem-estar animal para o Rio Grande do Sul (RS). Conforme a assessora Técnica do departamento de saúde animal da Seapa, Ana Carla Vidor, é o primeiro Estado brasileiro a organizar um projeto para contemplar o assunto em todos os segmentos das cadeias produtivas.
Por enquanto, os trabalhos relacionados ao tema estão ligados à Seção de Educação Sanitária. “Nosso objetivo mais adiante é ter uma seção exclusiva para bem-estar animal na secretaria”, afirma o coordenador do programa, Richard Alves. Conforme Alves, que vem observando procedimentos de bem-estar em diversos setores, “existem pontos a serem corrigidos e muitos deles são culturais, não demandam grande investimento, apenas alteração nos procedimentos”.
O presidente do Fundesa, Rogério Kerber, propôs a criação de uma câmara temática para construir normas e procedimentos sobre bem-estar animal para o Rio Grande do Sul.  “É um tema que já vem sendo trabalhado em algumas indústrias, mas existem desafios que precisamos superar juntos, e o entendimento do setor público é fundamental”. Kerber afirma ainda que “a participação de todas as entidades junto ao serviço oficial é importante na construção de um procedimento padrão a ser cumprido pelo produtor e indústria e coordenado pela Secretaria”.
Os presidentes dos Conselhos Técnicos Operacionais de aves, suínos e pecuária de corte irão apreciar o pedido de verba da Seapa ao Fundesa para o aparelhamento do setor de bem-estar. O primeiro desafio do programa será o treinamento dos novos fiscais estaduais agropecuários, que deve acontecer em abril.
Fonte: AI, adaptado pela equipe feed&food.

Nenhum comentário: