terça-feira, 25 de março de 2014

Os custos da terra e da mão de obra qualificada tornam o novilho terminado a pasto cada vez mais oneroso, mas resulta em um animal diferenciado! – Ricardo Weiler

Ricardo Weiler,  Terminador / Invernista a Pasto.
unnamed
Ricardo Weiler tem 55 anos de idade, é casado e tem 4 filhos. É engenheiro agrônomo e trabalha desde 1983 em atividade de pecuária de corte. Administra uma propriedade familiar – Condomínio Rural Weiler  - tendo como sede a Fazenda Primavera, no município de Lavras do Sul (RS). Possui um sistema pecuário de ciclo completo com seleção de reprodutores da raça Brangus.
unnamed (11)
BeefPoint: O que você implementou de diferente no quesito terminação a pasto, em sua propriedade, que levou você a ser um dos finalistas do Prêmio BeefPoint Edição Sul 2014?
Ricardo Weiler: Bem, somos conhecidos por criar, recriar e engordar todos os machos nascidos, com exceção dos que selecionamos para reprodutor,  todos os demais são castrados.
A receita é cuidado e muito manejo atendendo a demanda forrageira das categorias, proporcionando principalmente no período de recria e terminação uma boa oferta com permanente controle de lotação dos piquetes. Além do mais, uma boa sanidade é essencial. Acredito que por estes motivos, nosso trabalho vem sendo reconhecido!
BeefPoint: O que traz mais resultados no seu sistema de produção a pasto? Quais seus principais acertos?  
Ricardo Weiler: O sistema é de ciclo completo. Temos um plantel com mais de 30 anos de seleção da raça Brangus, assim os acertos estão em:
  • Genética,
  • Animal adaptado ao sistema proposto,
  • Divisão das categorias,
  • Manejo dos piquetes com permanente controle de oferta,
  • Planejamento,
  • Boa equipe para executar tarefas e cuidado do rebanho,
  • Controle sanitário permanente com assistência de veterinário.
É uma porção de coisas que eu resumo em “fazer as coisas na hora certa”.
BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?
Ricardo Weiler: Sempre ocorrem surpresas. Estamos constantemente aprendendo com os erros. Entretanto, acho que o maior deles são os descuidos e atrasos na realização das tarefas.
BeefPoint: Em sua opinião no que difere a terminação a pasto no sul do país? 
Ricardo Weiler: Estamos numa região de bioma pampa, com ambiente conservado e pouco modificado, o qual responde muito bem as técnicas de manejo e melhoramento dos campos nativos. Outro ponto, é que temos tradição e mão de obra para condução deste trabalho neste sistema. Talvez noutras regiões seja mais prático e rentável a suplementação e o confinamento, por estarem mais integrados com a agricultura nas propriedades.
BeefPoint: Quais os maiores desafios para o pecuarista que trabalha com engorda a pasto?
Ricardo Weiler: Desafio de continuar oferecendo carne de qualidade e extremamente saudável. Além do mais, o custo de oportunidade da terra e da mão de obra qualificada tornam o novilho do sistema cada vez mais oneroso. Só conseguirão os bem eficientes. Tomara que o mercado reconheça a qualidade deste produto e venha remunera-lo.
BeefPoint: Em relação a engorda a pasto, qual inovação / novidade na pecuária de corte você mais gostou dos últimos anos? O que precisamos inovar?
Ricardo Weiler: Como maior inovação a irrigação de piquetes e de pastos melhorados, proporcionando aumento de carga e resposta garantida, são fundamentais.
BeefPoint:O que você pretende fazer de diferente em 2014, no quesito terminação/ engorda a pasto? E por quê?
Ricardo Weiler: Projeto de irrigação das pastagens para potencializar algumas áreas.
BeefPoint: Qual o exemplo de pecuária do futuro na terminação a pasto, no Sul do Brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?
Ricardo Weiler: Difícil resposta. Os ambientes são diferentes e as pessoas são distintas. Depende das habilidades e competências de cada produtor e dos recursos que cada um possui.
BeefPoint:Em sua opinião, o que deve ser feito para aumentar o envolvimento dos jovens na agropecuária?
Ricardo Weiler: Integra-los e dar motivação aos jovens, de modo a evitar o êxodo rural; proporcionando uma boa qualidade de vida e condições de trabalho.
BeefPoint: Qual seu recado para os pecuaristas?
Ricardo Weiler: Acreditar e persistir é fundamental!
unnamed (5)
Confira mais algumas fotos enviadas por Ricardo Weiler:
unnamed (6)
unnamed (8)
unnamed (9)
unnamed (10)
unnamed (12)
unnamed (13)
unnamed (14)
fonte:  BeefPoint 

Nenhum comentário: