terça-feira, 29 de abril de 2014

Em MT, 49 bovinos são sacrificados por segurança contra a vaca louca

Animais conviviam com vaca abatida por suspeita de estar com a doença.
Notícia deixou os criadores da região preocupados.























Ao todo, 49 bovinos foram sacrificados neste domingo (27) no sudoeste de Mato Grasso. O gado convivia com o animal abatido no mês passado sob suspeita de estar com a doença conhecida como mal da vaca louca. A notícia deixou os criadores da região preocupados.
O Ministério da Agricultura informa que só vai voltar a falar oficialmente sobre o caso após a divulgação dos resultados do exame de contraprova da amostra da vaca doente, que está sendo realizado na Inglaterra.A movimentação foi grande no frigorífico em São José dos Quatro Marcos, sudoeste de Mato Grosso. Uma comitiva técnica com veterinários do Ministério da Agricultura e do Instituto de Defesa Agropecuária do estado conferiu o lote dos animais, tirou fotos do rebanho e autorizou o início dos trabalhos. Os 49 bovinos tinham entre 11 e 13 anos de idade e pertenciam a mesma fazenda no município de Porto Esperidião, de onde saiu o animal que apresentou suspeita de estar com o mal da vaca louca. Eles precisaram ser sacrificados para atender aos protocolos internacionais de sanidade animal por conviverem com a vaca doente.

O procedimento seguiu todo o protocolo de exigências da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para situações como esta. Todos os bovinos foram abatidos e incinerados, o que elimina riscos de que, no futuro, outros animais possam ser contaminados.

Fontes ligadas ao Ministério da Agricultura confirmaram que amostras de material genético dos animais serão encaminhadas para Recife, onde vão ser analisadas no Laboratório Nacional Agropecuário. Enquanto isso, a pecuária na região vive dias de angústia.
fonte: G1

Nenhum comentário: