sábado, 19 de abril de 2014

Feira de terneiros espera cerca de três mil animais

A cada edição, a Feira de Terneiros, Terneiras e Vaquilhonas vem superando as expectativas.

Remate promete movimentar os negócios na pista
Remate promete movimentar os negócios na pistaCrédito: ARQUIVO JM
Este ano a perspectiva é ainda maior, já que acontece a 40ª edição. "Cada edição vem superando os valores e a qualidade dos animais. E esta tem uma conotação especial, já que são quarenta anos, o fechamento de um ciclo", comenta César Piegas, presidente do Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte, entidade promotora do evento.
Piegas comenta que a expectativa é de que participem de 2,5 mil a três mil animais. "Mas a demanda é sempre maior que o disponibilizado. Nosso limitador é o espaço físico, que não permite que possamos ampliar este número", explica.
A feira será realizada no Parque Visconde de Ribeiro Magalhães, no dia 24 de abril. Na segunda-feira, dia 21, os produtores se reúnem em assembleia para definir o valor inicial do remate. A meta  é de que seja superada a média de arrecadação dos últimos anos, que tem ficado em torno dos R$ 2 a R$ 3 milhões. 
Os organizadores do evento esperaram de 60 a 70 produtores.
 
Regiões participantes 
Em anos anteriores, algumas regiões se destacavam na produção de terneiros, como o Distrito de Palmas, por exemplo. "Agora não temos mais isso. A produção se expandiu e está equiparada", comenta o presidente. 
Participam da feira animais de Bagé, Dom Pedrito, Aceguá, Hulha Negra e Candiota.
 
Jurados
Nesta semana, a diretoria do núcleo se reuniu para tratar dos últimos preparativos para a feira de outono. Na oportunidade foram definidos os jurados do evento. Os produtores Flávio Echevarria, Mário Bezerra e Mário Sallis Filho formam o grupo que irá julgar os animais. 
A diretoria definiu, ainda, que, devido ao atraso na chegada dos animais na última feira, foi deliberado sobre o horário limite de chegada dos animais no Parque da Rural, que será 23h do dia 23.
 
Exigências sanitárias
As exigências sanitárias para a feira seguem as normas da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio. Por isso há a obrigatoriedade da vacina contra a tuberculina para todas as fêmeas e contra brucelose para as fêmeas com idade de três a oito meses. 


Por: Maritza Costa Coitinho

Nenhum comentário: