quinta-feira, 24 de abril de 2014

Leilões Certificados: um páreo que só tem vencedores


O sistema de venda de bovinos e ovinos em leilões certificados é uma prática já consolidada nos Estados Unidos e Uruguai. Por mais de 10 anos ocorrem grandes leilões virtuais de gado comercial em nosso país vizinho ofertando 10, 15 ou 20 mil animais em um só evento. O grande diferencial destes leilões não é a transmissão da filmagem dos lotes, mas a segurança e credibilidade conferidas pela certificação. Cada lote é revisado por um técnico que detalha com precisão e de forma padronizada as características do lote de animais.
As vantagens são muitas para compradores e vendedores: a) venda em R$/kg (e não por unidade) e pesagem no carregamento, b) gado vendido na fazenda, sem prejuízos de transporte, manejo e concentração, c) facilidade e "conveniência" ao comprador através de informações prévias, vídeos e sistema de busca de lotes, d) praticidade com horários pré-definidos para a transmissão de cada categoria animal e lote, e) certificação - informações garantidas por um processo técnico e padronizado, f) construção de real valorização para lotes superiores em qualidade e uniformidade, g) transparência e disponibilidade total dos resultados e cotações detalhadas por categoria animal.
Aparentemente pode-se imaginar que este é simplesmente um sistema diferente de leilões, mas creia que é muito mais. A contínua disponibilidade de informações sobre as vendas e cotações leva a um sistema de produção direcionado para o mercado e o entendimento da cadeia de que características têm mais valor comercial.
O Canal Rural está liderando este processo no RS com a parceria de nove empresas leiloeiras ou escritórios rurais. O pontapé inicial será dado em 21 de maio, com o Leilão Certificado N*1 com transmissão direta e aberta no Jockey Clube do RS.
Entre conosco neste páreo que só tem vencedores.

fonte: Folha do Sul

Nenhum comentário: