sexta-feira, 18 de abril de 2014

Suplementação de bezerros é alternativa simples para ganhar peso antes da desmama

Quadro Rebanho Gordo mostra o creep feeding, estrutura de suplementação para bezerros

Canal Rural
Foto: Canal Rural
A partir de 30 dias do nascimento, os lotes já devem ser suplementados
A suplementação dos bezerros é uma das ferramentas usadas para promover o ganho de peso. A ração balanceada tem entre 18% e 20% de proteína e aditivo para estimular o rúmem dos filhotes. A partir de 30 dias do nascimento, os lotes já são suplementados e seguem até o sétimo mês. Durante esse período, cada bezerro come em torno 500 gramas de suplemento. Mas é preciso que a ração tenha um palatabilizante, as substâncias químicas adicionadas às rações com a função de melhorar o sabor, para estimular o consumo, principalmente nos primeiros dias. O resultado é um bezerro desmamado com cerca de 30 quilos a mais que os não suplementados.

Para que a suplementação atinja os resultados esperados, os bezerros precisam de um espaço reservado para eles. Uma estrutura simples e funcional já resolve o problema. O creep feeding, ou alimentação privada, é uma opção. O cercado pode ser feito até mesmo com sobras de madeira e as portas de acesso tem de 60 a 70 centímetros de largura, com aproximadamente um metro de altura. Um detalhe importante para evitar a entrada dos animais adultos é colocar uma tábua rente ao chão, para impedir que as vacas se ajoelhem e consigam passar.
O local escolhido para o creep feeding também vai influenciar no consumo do suplemento. O ideal é que ele fique o mais próximo possível do ponto de alimentação dos animais adultos, para que os filhotes não precisem se afastar muito das mães.

A Fazenda Santa Marta, de Naviraí (MS) usa o sistema e orienta que todos esses cuidados com a adoção do creep feeding só valem a pena, se os bezerros, após a desmama, tiverem acesso a uma alimentação de qualidade.
– O problema desse peso adicional com a nutrição do creep é que se ele não for mantido, o animal perde o peso que ele ganhou aqui. Se não tem uma nutrição pós-desmama ele perde o que ele ganhou a mais – explica o pecuarista Claudio Carvalho Filho.
veja o video:
http://videos.ruralbr.com.br/canalrural/video/rebanho-gordo/2014/04/suplementacao-bezerros-alternativa-simples-para-ganhar-peso-antes-desmama/73852
fonte: CANAL RURAL

Nenhum comentário: