quinta-feira, 24 de julho de 2014

Ponto de equilíbrio entre o preço do bezerro e do boi gordo

Qual o ponto de equilíbrio entre o preço do bezerro e do boi gordo? Até qual patamar de preços, o bezerro está caro ou barato?
Há várias formas de se analisar isso.
Comentei aqui ontem, que há quem diga que o ágio do bezerro precisa ser de 40% sobre a arroba do boi gordo para a cria ter rentabilidade equivalente a recria-engorda.
No passado, o ágio era muito menor do que hoje em dia, já tendo sido até negativo. Ou seja, já se pagou menos pela arroba do bezerro do que pela arroba do boi gordo. Isso há muitos anos atrás. A explicação é que a cria era a maneira disponível para se abrir a fronteira agropecuária do Brasil. Abrir fazenda era o negócio, e cria era a primeira atividade possível pós-abertura.
Fizemos um gráfico com o ágio do preço do bezerro em relação a arroba do boi gordo. Usamos os indicadores do Cepea, de SP para o boi gordo, e do MS para o bezerro. E estimamos 6,2 @ por bezerro. Obrigado Maurício Nogueira pela dica.
agio
Você pode notar que o ágio do bezerro está bem próximo do máximo já observado nos últimos 10 anos. Hoje está na casa do 37%, e já esteve a -2% e a média dos últimos 10 anos é de 16%.
As perguntas que temos:
- Será que com esse ágio (quase 40%), há significativo estímulo para maior produção de bezerros?
- Será que teremos recriadores-invernistas começando a fazer ciclo completo, para garantir um percentual da sua necessidade anual de bezerros (por exemplo 30%)?
- Será que o ágio atual do bezerro é um estímulo para que mais produtores altamente tecnificados entrem na cria, ou aumentem a cria dentro do seu negócio?
Outros temas que consideramos interessantes para se discutir cria:
- Quando vamos começar a comercializar bezerros por kg ou @, e não mais por cabeça? Não seria mais profissional e eficiente vender por kg? Não estimularia uma maior profissionalização do setor, tando de compradores como de vendedores?
- O que mais podemos fazer para aumentar a profissionalização da cria, por exemplo identificando e facilitando a venda de animais com genética superior, com protocolos de desmama, etc?
- Será que a integração lavoura-pecuária vai aumentar a competição por bezerros, assim como o crescimento do confinamento no Brasil ajudou a acelerar nosso sistema de produção e aumentar o ágio bezerro/boi gordo?
fonte : Beefpoint

Nenhum comentário: