quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Saiba como fica o tempo nos meses de novembro e dezembro em todo o país


Divu
Foto: Divu / Pixabay
Novembro será pouco chuvoso
As simulações atmosféricas indicam que as frentes frias vão avançar pela costa do Brasil no mês de novembro, organizando chuvas sobre uma região diferente em cada semana. Existe a previsão de chuva acima da média para o Sul e mais irregular para o Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Em um novembro normal, a previsão seria de pouca chuva sobre o Sul e maior persistência das precipitações sobre o Centro e Norte do Brasil. Porém, isso não deve acontecer devido a fatores menores como a temperatura de oceanos extratropicais e bloqueios atmosféricos. 
– Vale salientar que chuva abaixo da média ou irregular não quer dizer ausência completa de precipitação – alerta o meteorologista Celso Oliveira.
Segundo ele, apenas não choverá a mesma quantidade de costume em décadas anteriores. Em um acumulado médio, estima-se chuva superior aos 200 milímetros entre o norte do Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina, entre Minas Gerais e o interior do Espírito Santo e do Rio de Janeiro e no Acre e oeste do Amazonas. No entanto, o acumulado será baixo, inferior aos 100 milímetros no Pantanal, além do norte das regiões Norte e Nordeste.
Para dezembro, espera-se um dos poucos meses com um padrão mais próximo da climatologia, com chuvas fortes e mais persistentes sobre o norte das regiões Sudeste e Centro-Oeste, no interior do Nordeste e no sul da região Norte. Já no Sul, os períodos com tempo seco prometem ser mais prolongados, especialmente a partir da segunda quinzena do mês.
Temperatura
Novembro será um mês mais quente que o normal, porém sem os extremos observados em outubro.
– Não teremos tantas horas de sol como no mês anterior – afirma.
De acordo com Oliveira, as nuvens e as chuvas deverão modular um pouco mais a temperatura do Brasil.
Em dezembro, a temperatura ficará acima da média no Sul, em São Paulo e em Mato Grosso do Sul, porém o excesso de chuva deverá deixar os termômetros com valores abaixo do normal no norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia.
CANAL RURAL

Nenhum comentário: