quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Índice de Cotações Base revela aumento dos preços médios do gado de corte


A forte elevação do preço do boi gordo e o avanço das lavouras de soja sobre as áreas de pecuária - com consequente diminuição dos rebanhos -, estão entre os fatores que contribuíram para o aumento das cotações médias das categorias de gado de reposição. A reação do mercado foi considerável nos últimos 15 dias, provocando grande subida de valores em todas as modalidades do rebanho comercial. Em comparação ao levantamento publicado aqui no site do Lance Rural em 27 de outubro, por exemplo, os valores médios para "Terneiros até 150 kgs" subiram 6% (de 4,64 para 4,91), "Novilhas até 280 kgs" subiram 4,6% (de 4,14 para 4,31), "Novilhos até 320 kgs" subiram 4,5% (de 4,20 para 4,45), e "Vacas de Invernar" subiram 10% (de 3,50 para 3,82).

Para Fernando Velloso, coordenador técnico do Lance Rural, as recentes Feiras de Terneiros de Lavras do Sul - RS (que aconteceu dia 04 de novembro) e Caçapava do Sul - RS (08 de novembro) também apresentaram aumento evidente no valor das categorias, o que comprova a situação do mercado. “Podemos destacar a categoria de terneiros, que alcançou média de R$ 5,48 em Lavras e R$ 5,54 em Caçapava”, acrescenta Velloso.

Segundo Eduardo Lund, médico veterinário da Lund Negócios, a baixa oferta de gado gordo nos próximos meses é quase uma certeza por parte dos pecuaristas. “Em função desta falta, os criadores tratam de repor seu rebanho com as categorias que tem um curso rápido para engorda - novilhos, novilhas e vacas de invernar -, ficando prontos para o abate ainda nos primeiros meses do próximo ano.” – pondera Lund. Essa análise vai ao encontro do que Marco Petruzzi, da Rédea Remates, prevê para o primeiro semestre de 2015: “após a virada do ano - até os meses de janeiro e fevereiro -,com um consumo aquecido, as altas se manterão. No entanto, de março até maio haverá uma certa estabilidade, como em anos anteriores.”

Para conferir se as previsões dos nossos parceiros estão corretas, fique ligado nas próximas atualizações dos índices Lance Rural. Lembrando que as Cotações Base servem como balizadores de comercialização de gado, não como regra. E a frequência de nossas atualizações depende do movimento do mercado.

Abaixo, segue a tabela com o resumo das Cotações Base com dados coletados de 08 a 10 de novembro. 

Dados reúnem informações de empresas parceiras, Scot Consultoria e do Leilão Certificado Nº 4


fonte: Lance Rural / Canal Rural

Nenhum comentário: