segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Leilões certificados de gado para reposição completam um ano

Em novembro, completou-se o primeiro ano de trabalho dos Leilões Certificados do Canal Rural que inauguraram um formato novo de comercialização de gado comercial no RS.
A certificação da qualidade do produto é um dos grandes diferenciais desse tipo de leilão. De maio/2014 para cá foram realizados cinco leilões certificados, tendo sido ofertados mais de 7.500 animais, e em todos foi disponibilizado o mesmo padrão de catálogo com a informação de todos os animais. A título de exemplo, no Uruguai, onde esse tipo de leilão com certificação é realizado há mais tempo, algumas empresas já passaram da edição 140.
Com a experiência acumulada neste ano já estão sendo discutidos alguns ajustes para potencializar os negócios, tais como: um sistema de pré-venda para lances antecipados (com redução de custos ao comprador), descontos progressivos de comissões em função do número de animais (para redução de custos ao vendedor), sistemas de comunicação mais interativos e diretos com o produtor rural, etc.
Um ganho indireto muito importante dessa modalidade de leilões é a produção e a disponibilização contínua de indicadores, mostrando não somente as médias obtidas por categoria animal, mas também permitindo a interpretação de tendências e preferências do mercado.
A correta leitura de como o mercado relaciona-se com diferentes tipos de produtos trará benefícios para os participantes do leilão e também para todo o pecuarista que compra ou vende gado de reposição. Um dos fundamentos dessa modalidade de comercialização é a transparência, pois ela gera credibilidade e confiança.
O Paraguai realiza leilões nesse formato por mais de 13 anos. No Uruguai (com rebanho menor que no RS), somente em 2013, foram ofertados mais de 350 mil bovinos em Leilões Certificados.
Fonte: Artigo de Fernando Velloso em www.assessoriaagropecuaria.com.br

Nenhum comentário: