segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Preços da carne bovina estabilizam após festas de fim de ano NESPRO Índices mostra que cortes para churrasco apresentaram as maiores altas

Retomando as atividades do ano, o NESPRO Índices mostra o comportamento dos preços de carne no varejo de Porto Alegre (RS) neste início de 2015. Os preços dos cortes de carne bovina vinham em alta  desde a última semana de novembro no Estado. No entanto, após as festas de fim de ano, houve uma estabilização. O levantamento do NESPRO mostrou ainda que estão faltando alguns cortes, principalmente  nos supermercados.

Os chamados cortes para churrasco – maminha, entrecot e picanha – registraram um aumento médio de 11% no período avaliado. A maior alta foi a da maminha, 11,7%, seguida do entrecot, com 11,4%, e da picanha,  11,0%. “Já esperávamos esse aumento, porque nessa época de festas as pessoas costumam fazer churrasco e consequentemente os estabelecimentos elevam os preços em função da maior procura”, explica  o médico veterinário e pós-doutorando em Agronegócios Eduardo Antunes Dias, do Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPRO). Mas não foram apenas os cortes para churrasco que aumentaram de preço na virada do ano. As carnes usadas no dia a dia também tiveram elevação da última semana de novembro até a primeira  quinzena de janeiro.

O levantamento do NESPRO apontou que as carnes de traseiro – moída de primeira e alcatra – subiram 7%. “A alcatra teve um amento de 5,5%, enquanto a moída de primeira subiu ainda mais,  8,4%”, afirma Dias. Já os preços das carnes de dianteiro – acém e moída de segunda - ficaram estabilizados, com alta de 0,1%.

A pesquisa do NESPRO mostra que os preços do quilo do boi também estabilizaram em janeiro no Estado, em torno de R$ 4,90. “No final do ano, os frigoríficos pagam mais para os produtores em função  da maior procura de carne pelos consumidores, visando manter a oferta.

A estabilidade dos preços em janeiro, após as festas de fim de ano, é natural”, completa o médico veterinário. No ano passado, segundo o IBGE, a carne teve um aumento médio de 22,21% em todo o Brasil.

Agora o NESPRO Índices está com um novo layout, em formato de livro, o que facilita a leitura. Assim pode-se comparar o comportamento dos preços ao longo do tempo, ficando na cor vermelha  conforme aumentam, na cor verde quando abaixam ou pretos quando estabilizam. 



Preços da Carne Bovina para o consumidor (R$/Kg) - quinzenal 

http://www.ufrgs.br/nespro/arquivos/indices/carne_bovina/1/index.html#p=2

fonte: Nespro

Nenhum comentário: