sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Setor deve apresentar sugestões ao Riispoa


Fim da lista geral para exportação está entre as propostas

 
O Ministério da Agricultura (Mapa) deve receber na próxima segunda-feira, 25, as sugestões de alteração ao Riispoa (Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal). Entidades o setor  de carnes receberam  o documento para análise  na última quarta-feira, 21, após encontro com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, em Brasília, DF. O texto deve ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff no próximo dia 13. 
 
A Abrafrigo (Associação Brasileira de Frigoríficos)  entregou o documento  ao Mapa na última quinta-feira, 22, e sugeriu a eliminação da chamada lista geral, que reúne os estabelecimentos aptos para exportação.  
 
Para ser habilitado, o frigorífico precisa ser vistoriado pelo SIF (Serviço de Inspeção Federal), e ter alguns itens verificados pelo Mapa. Além disso, passa pela avaliação dos países interessados em adquirir os produtos.  “Defendemos que o certificado sanitário internacional é suficiente para que uma empresa com SIF seja considerada exportadora”, afirma o presidente da Abrafrigo, Péricles Salazar. Com isso, as indústrias dependeriam apenas da aprovação dos países que adquirem seus produtos para serem consideradas aptas a exportar, sem passar pelos processos adicionais de controle do Mapa, o que tornaria o processo mais ágil.
 
Salazar avalia positivamente a proposta de autocontrole das indústrias, que deve ser apresentada pela Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne) e prevê a autonomia nos processos de garantia de qualidade dos produtos. “Isso atribui mais responsabilidades para as empresas, evita burocracias e cada frigorífico passa a responder por seus atos”, afirma. 
 
No próximo dia 4, ele participará de reunião com Décio Coutinho, assessor técnico da CNA, que deverá ser nomeado secretário de Defesa Agropecuária do Ministério. Durante o encontro,  serão debatidas a demora na análise de habilitação de frigoríficos, e a liberação da exigência de habilitação para exportação de fornecedores de entrepostos de carnes e derivados. 
 
 

Fonte: Portal DBO

Nenhum comentário: