domingo, 31 de maio de 2015

Paraná unido pelo fortalecimento do rebanho Angus


patobranco_web

Parceira do Programa Carne Angus Certificada, a CooperAliança Carnes Nobres, de Guarapuava (PR), pretende integrar-se ao projeto de fomento da raça no Paraná. Em conjunto com o Núcleo de Criadores de Angus do Sudoeste do Paraná (NCASPR), a cooperativa pretende firmar parceria para colocação de bezerros cruza Angus entre os seus cooperados para terminação. Segundo a gerente do departamento técnico da cooperativa, Marina Azevedo, a cooperativa está preocupada com reposição de matéria-prima de qualidade para suprir seu crescimento de produção, dessa forma, a parceria acontece para estreitar os laços entre fornecedores de bezerros Angus e seus cooperados. Atualmente, a Cooperaliança já abate cerca de 55% da produção dentro do Programa Carne Angus Certificada, da Associação Brasileira de Angus.
O primeiro contato dessa nova parceria acontecerá em evento em Pato Branco (PR) no próximo dia 1º de junho (segunda-feira), no qual será apresentada aos produtores de bezerros da região essa oportunidade de colocação de sua produção. O evento, que terá palestras e um jantar de degustação, é uma promoção da Associação Brasileira de Angus, da CooperAliança e do Núcleo de Criadores e será realizado na sede da Sociedade Rural de Pato Branco a partir das 19h.
Segundo o fundador e atual diretor do Núcleo de Criadores de Angus do Sudoeste do Paraná (NCASPR), Neilor Antonelli, os pecuaristas estão empolgados com o interesse pela genética Angus na região, onde de 30% a 40% da produção de bezerros hoje já é Angus e cruza Angus. “O povo está focado no Angus. Hoje estou entregando 12 touros para um único criador”, contou Antonelli. E as metas são audaciosas. Segundo Antonelli, muitos pecuaristas estão investindo em infraestrutura de confinamento de olho nas bonificações obtidas pelas carcaças de maior qualidade.
Segundo o gerente do Programa Carne Angus Certificada, Fábio Medeiros, que fará palestra em Pato Branco na próxima semana, o encontro busca mostrar aos pecuaristas as vantagens comerciais oferecidas pelo programa. Sem custo de adesão, o Carne Angus Certificada concede bonificação aos pecuaristas que entregarem animais Angus ou Cruza Angus aos frigoríficos credenciados dentro dos padrões chancelados, como idade de abate e padrão de terminação de carcaça. Medeiros acrescenta que a demanda por terneiros Angus vem crescendo muito no Paraná e novos criadores integram-se em busca das vantagens oferecidas.
Na ocasião, serão apresentados detalhes sobre a adesão e explicados os critérios para a certificação dos animais e das carcaças. A gerente da CooperAliança abordará a atuação da cooperativa, que tem atualmente 106 cooperados, sendo 57 atuando com bovinos e o restante com ovinos. Segundo Marina Azevedo, a produção abatida dentro do Programa tem claro diferencial, com maior precocidade de abate, uniformidade de acabamento e um bom rendimento de carcaça, atributos que são prontamente recompensados através do sistema de bonificações da cooperativa.
fonte: ABA

Nenhum comentário: