quinta-feira, 21 de maio de 2015

Plano safra terá taxa de até 9% a.a.

O Canal Rural adiantou a taxa de juros oficial do plano safra, que vai ser de até 9% ao ano para grandes produtores rurais. O pequeno e médio produtor terão juros entre 7% e 8,75% a.a. A taxa é a mais alta dos últimos anos. Mas a preocupação do setor vai além, pois o maior problema é não ter volume suficiente de recursos disponíveis. Até agora não há informações oficiais sobre o montante de recursos que vai ser disponibilizado.
Uma certeza já existe, a safra desse ano vai custar mais caro para o produtor rural. O comentarista político do Canal Rural, Fernando Rodrigues, adiantou com exclusividade, que daqui a 10 dias o governo vai anunciar o Plano Safra com juro máxima de 9% ao ano. O cenário do agronegócio dentro da porteira em 2015 está bem mais desafiador do que no passado, porque além do juros mais altos, tem escassez de crédito, preços menores para commodities agrícolas como os grãos negociados na bolsa de Chicago e também o dólar acima de R$3, como componente de alta para os insumos.
Adiantada a taxa de juros, a busca do setor é por pistas sobre qual vai ser o volume de crédito para a safra 2015/2016. Com o cenário de retração na economia e menos dinheiro na praça, mais importante que taxa de juros é saber se vai ter recursos para todo mundo.
Confira a diferença na taxa de juros média estimada para a safra 15/16, contando com a projeção do Copom subir a Selic, na próxima reunião de 03 de junho, para 13,50% ao ano.
Selic x Crédito Rural - MC
fonte: Blog Kellen Severo

Nenhum comentário: