sexta-feira, 3 de julho de 2015

Secretaria da Agricultura divulga indicadores de acordo de resultados com o governo


Secretário divulga indicadores previstos no acordo de resultados firmado com o governo do Estado
Secretário divulga indicadores previstos no acordo de resultados firmado com o governo do Estado - Foto: Gabriel Munhoz / secretaria da Agricultura e Pecuária
Entre as metas a serem atingidas estão programas de melhoria do manejo da água e do solo, sanidade agropecuária e pesquisa

Nesta quarta-feira (1º) o secretário estadual da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo concedeu entrevista coletiva para divulgar indicadores previstos no acordo de resultados firmado com o governo do Estado em maio, por todas as secretarias de Estado. Entre os programas prioritários a serem desenvolvidos pela Secretaria estão:

- Mais Água - Sistemas Agrícolas Produtivos: Tem como projeto o aumento da disponibilidade e melhoria da qualidade da água, com práticas de manejo de solo e de resíduos de suínos e monitoramento das condições meteorológicas e processos hidrológicos, integrados a uma analise sócio-econômica, em diferentes sistemas agrícolas no Estado do Rio Grande do Sul, via convênio FINEP- MCTI.

- Otimização da pesquisa agropecuária – FEPAGRO: Visa a modernização e recuperação da infraestrutura básica dos centros de pesquisa da FEPAGRO, focando na excelência em desenvolvimento científico e inovação tecnológica da pesquisa agropecuária gaúcha.

Os recursos são oriundos do BNDES e convênio Embrapa. Os projetos de recuperação da estrutura das unidades de Eldorado do Sul, Viamão, Terra de Areia, Vacaria, Caxias do Sul, Júlio de Castilhos, Hulha Negra, Santa Rosa e Santa Maria estão sendo elaborados e os equipamentos e mobiliário para a modernização definidos.  As unidades de Hulha Negra, São Gabriel, São Borja e Viamão serão beneficiadas com obras de recuperação e modernização das redes elétricas. O projeto também prevê a elaboração de projeto de obra civil de Biofábrica em Santa Maria e de projeto de reforma da sede da FEPAGRO em Porto Alegre.

- Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária – SUASA: Pretende reestruturar e SUASA visando fortalecer ações de defesa agropecuária, para garantir a sanidade vegetal  e animal, a idoneidade dos insumos e serviços utilizados na agropecuária e a idoneidade e segurança higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos agropecuários finais destinados aos consumidores buscando a preservação da saúde pública e atender às exigências de mercados.

Em 2015, valor de R$ 6.213.000,00 oriundo de convênio com o MAPA.

Outros indicadores
O trabalho voltado ao combate à tuberculose e brucelose e o incentivo aos grupos técnicos que analisam o avanço de status sanitário relacionado à febre aftosa no rebanho do Estado também são prioridade quando o assunto é defesa agropecuária.

Na defesa sanitária animal, até o mês de maio, destacam-se mais 40 unidades de defesa agropecuária reestruturadas/implementadas, 5000 propriedades com cadastro realizado ou atualizado, 9.930 fiscalizações de propriedades e 180 focos de doença atendidos.

Já na defesa sanitária vegetal, no mesmo período, destacam-se 32.865 partidas no trânsito interestadual inspecionadas, fiscalização de 308 propriedades para detecção/delimitação/verificação e pragas, 163 para certificação e 158 amostras de produtos para análise.

“Temos metas a cumprir em defesa agropecuária em diversos níveis, a fim de melhorar nosso status, garantir mais qualidade alimentar a população e em consequência buscar novos mercados. Também temos projetos importantes a desenvolver como o de manejo de águas e solos, visando o aumento de nossa produtividade agropecuária. Da mesma forma trabalhamos para ampliar adesões ao Susaf e Suasa, para o fortalecimento dos pequenos produtores e seguiremos incentivando a irrigação no Estado. Temos uma série de pontos que envolvem metas comuns à Secretária da Agricultura, como o fomento à pesquisa e inovação", lembrou o secretário.
fonte:
Alexandre Farina / Secretaria da Agricultura

Nenhum comentário: