segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Reunião discute flexibilização na rastreabilidade bovina

Crédito: Eduardo Rocha
Crédito: Eduardo Rocha

Integrantes da Associação Brasileira de Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), da Farsul e pecuaristas debateram, nesta segunda-feira (23/11) em Porto Alegre (RS), alternativas para flexibilizar o sistema de rastreabilidade do rebanho. O procedimento é fundamental para garantir as exportações de cortes brasileiros, especialmente para o mercado europeu.
A ideia é utilizar a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA) – ferramenta do Ministério da Agricultura -, porém, de maneira mais simplificada. Isso permitirá ainda a rastreabilidade de um maior número de animais. A intenção do grupo é aproveitar a visita de uma delegação da União Europeia, que estará no Brasil em em fevereiro, para apresentar as sugestões.
Segundo o presidente da Associação de Angus, José Roberto Pires Weber, que participou da reunião, o objetivo é promover alguns ajustes na rastreabilidade para simplificar os procedimentos e, ao mesmo tempo, atender às exigências da União Europeia. A Angus foi a primeira raça a aderir à PGA e a pioneira na exportação com rotulagem à União Europeia.
fonte: ABA

Nenhum comentário: