quinta-feira, 26 de novembro de 2015

TCU amplia investigação sobre participação do BNDES no JBS

Valores dessas operações somam R$ 8,1 bilhões em compras de ações e de debêntures do grupo ao longo de três anos

Três processos de aquisição de empresas do Grupo JBS que contaram com recursos do BNDES terão as investigações sobre sua regularidade ampliadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União).
Em decisão tomada nesta quarta-feira (25), o órgão de controle considerou que a participação do banco na compra das americanas Swift, Smithfield Beef e Pilgrim's Pride pelo frigorífico brasileiro, feitas entre 2007 e 2008, não cumpriram as regras do próprio banco que deu "tratamento privilegiado" ao grupo. Além disso, há suspeita de que elas tenham causado prejuízo.
De acordo com o TCU, os valores dessas operações somam R$ 8,1 bilhões em compras de ações e de debêntures do grupo ao longo de três anos. No caso da compra da Swift, o banco permitiu a análise da operação um dia após receber o pedido numa operação considerada "arriscada" e 22 dias depois ela estava aprovada por "4 departamentos, uma superintendência e uma diretoria, com a assinatura de 11 pessoas, sendo 3 advogados, 1 administrador, 2 gerentes, 3 chefes de departamento, 1 superintendente e 1 diretor".
fonte: FolhaPress

Nenhum comentário: