quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Desempenho das carnes em janeiro de 2016


Campinas, 02 de Fevereiro de 2016 - Dentro do esperado para o mês, as exportações de carnes de janeiro de 2015 não foram de todo ruins porquanto aumentaram perto de 17% em relação ao mesmo mês do ano passado. E quem puxou essa expansão foi a carne suína, com embarques quase 65% superiores. A carne de frango veio a seguir, com aumento próximo de 16%, ficando a carne bovina em terceiro, com pouco mais de 5% de incremento.

Levando em conta que o último mês de 2015 foi encerrado com o segundo melhor resultado mensal do ano que passou, era fácil prever que o primeiro resultado de 2016 deveria ser negativo. Foi o que aconteceu, o volume total decrescendo quase 20% em relação a dezembro. Mas - surpresa! - a carne suína não participou dessa baixa já que o volume embarcado aumentou 4%.

Ninguém, no entanto, escapou de novos retrocessos no preço médio. Isto, tanto em termos mensais quanto anuais. Assim, comparativamente a janeiro de 2015, o preço médio da carne suína caiu 33%, o da carne de frango 20% e o da carne bovina 11%.

Tal desempenho respingou, claro, sobre a receita cambial. Pela primeira vez em oito meses ela ficou abaixo do um bilhão de dólares, recuando mais de 26% em relação ao que foi apurado em dezembro. Já em comparação a janeiro de 2015 o retrocesso foi menor, de 5,7%, pois parcialmente neutralizado pelo maior volume embarcado.

fonte: AviSite

Nenhum comentário: