sexta-feira, 29 de abril de 2016

Fraude no teste de tuberculina altera Feira de Outono


 
Foto: Núcleo de Terneiros / divulgação 
 
Presidente garante nova feira 
 
  
 
 
Conforme matéria publicada no jornal Folha do Sul no dia 28 de abril de 2016 foi alterada a data do remate de Feira de Outono.

Lotes com fêmeas que não passaram por teste de tuberculina não serão ofertados hoje
Núcleo de Produtores de Terneiros acusa médico veterinário de fraudar exames em animais
Hoje, ocorre a partir das 15h, no parque da Associação e Sindicato Rural de Bagé, a 42ª edição da Feira de Outono de Terneiros, Terneiras e Vaquilhonas. No entanto, às vésperas da realização do evento, a informação de que diversos lotes de fêmeas não poderão ser oferecidos no remate desta tarde pegou de surpresa o segmento rural da cidade. É que após a constatação da Inspetoria Veterinária e Zootécnica do município de que um médico veterinário vinculado a um dos escritórios de remates não fez o procedimento de teste de tuberculina nos animais, foi solicitado de que esses lotes não fossem colocados à venda. O chefe da inspetoria, José Vital Cerveira, afirma que o teste de tuberculina foi fraudado pelo veterinário. “Constatamos que ele inoculou um material que não era o correto para o teste de tuberculina. Acreditamos que tenha sido injetado apenas água nos animais”, declara Cerveira, que informa que ao ter sido constatado que os animais não tinham passado pelo teste, comunicou o Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Bagé para que os animais não fossem levados ao parque. “Informamos o Núcleo e como não há tempo hábil para a realização do procedimento, visto que os animais começaram a chegar hoje (ontem), ao parque da Rural, pois após a aplicação do teste, deve-se esperar 72 horas para realizar a leitura do mesmo”, salienta o chefe da inspetoria.
O presidente, em exercício, do Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte, César Piegas, critica a ação do profissional que ele prefere não citar à reportagem. “Ele teve um comportamento errado e ao invés de fazer o procedimento para identificação da tuberculina, injetou um produto qualquer, o que acabou vetando a entrada das fêmeas no remate. Este profissional agiu mal e terá que responder no Conselho de Medicina Veterinária, visto que ele é autorizado para realizar esse serviço”, destaca Piegas.


Nova data
O dirigente detalha que a informação chegou ao Núcleo na terça-feira, e imediatamente, foi realizada uma reunião em conjunto com a Associação e Sindicato Rural de Bagé e a Inspetoria municipal. A decisão é de que ocorra uma nova data para a comercialização desses animais que já estavam inscritos para o remate de hoje. “Como não podemos prejudicar os produtores, chegamos a um acordo de realizar uma extensão do evento comercial para o dia 12 de maio, com esses animais vetados para hoje. Ela será uma feira oficial, por isso iremos procurar os bancos, porque se ela é oficial, ela poderá ter os financiamentos e terá o apoio da Inspetoria Veterinária e Zootécnica e da própria Associação e Sindicato Rural de Bagé. Nossa intenção é que os produtores não sejam prejudicados e possam fazer os seus negócios”, concluí Piegas.
Mesmo com a diminuição no número de animais que entrarão em pista hoje, a programação da feira permanece inalterada. Antes do início do remate serão divulgados os vencedores das categorias: melhor lote de outono/machos; melhor lote de outono/fêmeas; melhor lote de primavera/machos; melhor lote de primavera fêmeas e melhor lote da feira. Após as premiações, o remate iniciará no parque Visconde de Ribeiro Magalhães.
Fonte: Jornal Folha do Sul/Marcelo Pimenta
www.jornalfolhadosul.com.br

Nenhum comentário: