quinta-feira, 14 de julho de 2016

Cresce capacidade da indústria de carne do Paraguai

 setor frigorífico do Paraguai realizou importantes investimentos nos últimos cinco anos, com a execução de abates da nova indústria JBS Paraguai, programada para outubro desse ano, a capacidade de abates de bovinos dos frigorifico paraguaios subirá para 2,5 milhões de cabeças ao ano, informou o presidente da Câmara Paraguaia de Carnes (CPC), Korni Pauls. Essa capacidade excede 25% do volume dos abates anuais de bovinos, que é em torno de 2 milhões de cabeças, segundo dados do Serviço Nacional de Qualidade e Sanidade Animal (Senacsa).
Pauls informou que, nos últimos cinco anos, foram habilitadas duas plantas novas (uma em Villa Hayers e outra em Pedro Juan Caballero) e outros quatro frigoríficos aumentaram sua capacidade de processamento de carne. Hoje em dia, existe uma capacidade ociosa no setor de carnes, disse ele.
Ele disse que há a preocupação de retração do rebanho bovino paraguaio, dizendo que, hoje em dia, o país conta com 400.000 cabeças de gado bovino a menos que no ano passado. Ele destacou que é necessário impulsionar a identificação individual dos bovinos para ir ganhando mais credibilidade no mercado de carne. “Temos que identificar todos os bovinos que tenham m chip na orelha e, com isso, tudo o rebanho bovino estará sob controle e isso nos dará muitas vantagens”.
Ele disse que, atualmente, somente 10% do rebanho bovino está no sistema nacional de rastreabilidade, razão pela qual há um baixo volume de exportação ao mercado europeu. Ele disse também que o setor visa a abertura de mercados como Estados Unidos e China Continental, o que possibilitará exportar mais volume a melhores preços. “Hoje em dia, estamos competindo no mercado internacional com os principais fornecedores mundiais e isso demonstra que o Paraguai está entre os maiores do setor de carnes”.
Fonte: El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint

Nenhum comentário: