sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Expointer é lançada em cenário de desafio e superação


Piso da casa Angus na Expointer é montado
Piso da casa Angus na Expointer é montado
O secretário da Agricultura, Ernani Polo, acredita que a Expointer 2016 será a feira do Desafio. Frente a um cenário de crise que pode frear o ânimo dos investidores, ele salientou a relevância de reforçar as expectativas em relação à mostra em três importantes pilares: negócios, conhecimento e integração. Em seu discurso na manhã desta sexta-feira (5/8) durante lançamento da feira, no Restaurante Casa do Gaúcho, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, Polo enfatizou a união das inúmeras entidades que fazem a Expointer acontecer e a profundidade técnica dos debates que ocorrerão de 27 de agosto a 4 de setembro. “A Expointer é uma feira superavitária, é a oportunidade de o setor mostrar todo o seu potencial”, salientou. Entre as benfeitorias que já estão sendo realizadas no parque estão ajustes na cobertura do pavilhão do Gado de Corte e a instalação de um piso ecológico no Boulevard, tradicional espaço que abriga as associações de raça. Uniforme, a estrutura é feita de um produto sintético de alta durabilidade que imita madeira.
A Associação Brasileira de Angus foi representada na solenidade por sua gerente administrativa, Katiulci Santos, que reforçou a participação da raça na exposição. Apesar da redução de 5% nos números de animais inscritos para a mostra, Katiulci lembrou que a Angus é a raça com maior número de exemplares de argola cadastrados, sem contar as inscrições de rústicos, que seguem abertas.
A gerente administrativa da Angus, Katiulci Santos, durante coletiva da Expointer
A gerente administrativa da Angus, Katiulci Santos, durante coletiva da Expointer
Sobre a expectativa de negócios, as autoridades presentes foram cautelosas. O presidente do Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos do RS (Simers), Claudio Bier, frisou que a resolução sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff nos próximos dias deve colaborar para restabelecer uma situação de equilíbrio favorável para novos investimentos na feira. “O agricultor está esperando passar a tempestade para olhar para o caixa e fazer investimento”, pontuou. O presidente da Febrac, Eduardo Finco, salientou o esforço dos pecuaristas em trabalhar com genética e disse confiar na superação que tanto caracteriza o povo gaúcho. Lembrou dos altos custos que envolvem a criação de gado e a participação de feiras agropecuárias, mas garantiu que o que há de melhor estará nos pavilhões de Esteio.
Os discursos foram encerrados com a palavra do governador José Ivo Sartori, que abriu sua manifestação explicando as dificuldades financeiras do Estado que resultaram em manifestações na quarta-feira. Ao falar de agronegócio, se disse orgulhoso ao ouvir as manifestações otimistas e de superação dos discursos das várias autoridades que lhe precederam. “ Esse movimento vai na direção da unidade, na luta conjunta e da superação. Aqui se mostra o que há de melhorem na agricultura e na pecuária”.
fonte: ABA

Nenhum comentário: