sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Ministério da Agricultura pretende criar aplicativo com informações sobre clima

Ministério da Agricultura pretende criar aplicativo com informações sobre clima
Um aplicativo que auxilie os produtores rurais quanto às condições climáticas deve ser criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A possibilidade da criação da ferramenta foi questionada pelo ministro interino Eumar Novacki durante visita à sede do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na última quinta-feira, 1º de setembro.

Novacki, que é secretário-executivo do Ministério da Agricultura, ocupará o cargo de ministro interino enquanto Blairo Maggi encontrar-se na Ásia acompanhando o presidente Michel Temer e em Missão Ministerial e Empresarial em busca de novos mercados para o Brasil.

O ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento questionou aos técnicos do Inmet a possibilidade de desenvolvimento de um aplicativo sobre a previsão do tempo voltado para o setor produtivo.

Medidas do Plano Agro + irão elevar poder de competitividade do agronegócio, afirma Novacki

A produção brasileira de grãos caiu 9,5% nesta safra 2015/2016 frente a anterior, conforme números da Companhia Nacional do Abastecimento (Cona), divulgados no mês de agosto. O recuo foi de 207,7 milhões de toneladas para 188,1 milhões. Mato Grosso, principal produtor de grão do Brasil, amargou uma quebra de 14,6%, de 51,7 milhões de toneladas para 44,1 milhões de uma safra para a outra.

O clima foi o principal fator para a quebra na produção nacional de grãos, o que elevou os preços, vindo a afetar no custo de produção de bovinos, suínos, aves. A retração, inclusive, afetou o bolso do consumidor brasileiro que chegou a pagar mais de R$ 15 pelo pacote de um quilo de feijão.

O clima durante a safra 2015/2016 em Mato Grosso provocou prejuízos de aproximadamente R$ 1 bilhão somente na soja, havendo registros de replantio e até mesmo plantio de milho sobre a soja, uma vez que não compensava a colheita da oleaginosa. No milho as perdas somam, a princípio, 7 milhões de toneladas.

O diretor do Inmet, Francisco de Assis Diniz, em resposta ao questionamento de Novacki, afirmou que o órgão possui técnicos capacitados para o desenvolvimento do aplicativo com informações sobre o tempo voltado aos produtores brasileiros.

Durante a visita do ministro interino no órgão, o diretor do Inmet e equipe apresentaram o sistema do Instituto. Diniz ainda destacou que o Inmet possui informações precisas sobre o tempo que podem auxiliar aos produtores.

Conforme o Ministério da Agricultura, o objetivo com o aplicativo é que os produtores possam acessar as informações de previsão do tempo, umidade do ar e temperatura por meio do celular de forma mais simples, rápida e de qualquer lugar.

Novacki revelou no encontro que o ministro Blairo Maggi tem a intenção de fortalecer o órgão, pois entende o qual fundamental o mesmo é para o setor produtivo. O ministro interino destacou ainda para viabilizar alguns projetos irá propor parcerias com o setor produtivo.

“Em um momento de crise como esse temos que ser criativos. Vamos procurar as associações e federações do agronegócio e tentar firmar parcerias que possibilitem a melhoras ao órgão”, pontuou Novacki na visita ao Inmet.
fonte: Agro Olhar

Nenhum comentário: