quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Marfrig confirma fechamento de frigorifico em Alegrete (RS)

Marfrig confirma fechamento de frigorifico em Alegrete (RS)

O Grupo Marfrig confirmou o encerramento das atividades na unidade de Alegrete (RS) a partir de janeiro de 2017. Os trabalhos foram finalizados em função das dificuldades de gestão na planta do frigorífico da cidade gaúcha. O fechamento dos serviços foi confirmado pelo presidente Global do Grupo Marfrig, Heraldo Geres, e pelo diretor da multinacional no Rio Grande do Sul, Luís Firmino, junto ao governo gaúcho nessa quarta-feira (28.12). No local, atuam mais de 600 trabalhadores.
Conforme Heraldo Geres, a decisão pré-anunciada no início deste mês pode ser alterada e o fechamento da planta ocorrerá ao longo de janeiro de 2017. No entanto, o vice-presidente global do Grupo Marfrig, anunciou a manutenção do funcionamento de outras duas plantas do frigorífico localizadas, em São Gabriel e Bagé, ambas no Rio Grande do Sul, que inclusive estão habilitadas para exportação de carne ao exterior.
Geres confirmou também, que o Marfrig está aberto a negociações com outros frigoríficos que estejam interessados em assumir a planta do grupo, em Alegrete, que está arrendada do Frigorífico Mercosul até 2031.
Para isso, o governo gaúcho vai intensificar as ações para verificar a disponibilidade de que outro grupo frigorífico assuma a planta de Alegrete o mais rápido possível, disse o secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Ernani Polo.
"Nossa ideia é ajudar nesse sentido e buscarmos algum frigorífico interessado em assumir essa planta do Marfrig, ainda neste início de 2017. Chama a atenção para a relevância da planta a ser fechada que esta habilitada para vender aos principais mercados importadores de carne”, ressaltou.
O presidente do Sindicato Rural do Alegrete, Pedro Píffero, lamentou o anúncio justamente num período de incremento do abate na região da Fronteira. "Estamos prevendo incremento de 2% nos abates de bovinos neste ano, especialmente nos frigoríficos de inspeção federal, que é o caso do Marfrig. Oferta de gado existe na região”, concluiu.
Justiça do Trabalho suspende demissões
Em meio a confirmação do fechamento da unidade de Alegrete, a Justiça do Trabalho também determinou a suspensão da demissão dos 648 trabalhadores que atuam no Frigorífico Marfrig. A decisão foi proferida pela Justiça também na quarta-feira a partir de ação ajuizada pela Sindicato da Alimentação. Com isso, as demissões ficam proibidas de serem homologadas até que se estabeleçam novas negociações entre patrões e empregados. Em caso de descumprimento, será aplicada multa de R$ 100 mil ao Grupo Marfrig.

Agrolink
Autor: Lucas Rivas

Nenhum comentário: