sexta-feira, 25 de março de 2016

"Para onde irão os novilhos?"

Seminário - "Para onde irão os novilhos?"

Foto: Divulgação/Assessoria
Descrição:
07 e 08/04/2016 - Bagé, RS
Promoção: FARSUL - SENAR

Programação:
Dia 07/4, visitas de campo:
  • 8:00 hs- Est. Santa Margarida –BR 153 KM 611 (35 KM de Bagé – Sentido Caçapava do Sul )
  • 10:00 hs: Embrapa Pecuária Sul – BR 153 KM 603
  • 11:00 hs: Saída Embrapa
  • 12:00 hs: Lanche
  •  Fazenda Paraíso – Hélio e Ricardo Zuliani - BR 153 – km 30 - Corredor da São Geraldo – Aceguá.
  • 13:00 hs – Visita de Campo – Fazenda Paraíso
  • 14:00 – Saída
  • 15:00 hs – Estância Formosa - P.A.P Jacinto Cantão - Corredor Internacional - 18 Km de Aceguá.
  • 16:30 hs – Saída
  • 19:00hs - 19h: 30m: Palestra: Prof. Álvaro Simeone, Fac. de Agronomia, Univ. de la República, Uruguai 
    Utilização de alimentos concentrados em sistemas pastoris de invernada
Local: Pavilhão Central , Parque Visconde De Ribeiro Magalhães - Associação e Sindicato Rural de Bagé
21:00: Coquetel :Local: Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos – Parque Visconde de Ribeiro Magalhães.
Dia 08/04
  • 8h- Zoot. Marcelo Shimbo, MBA Prime Cater, São Paulo
    Construção de uma marca de carne
  • 9h- Zoot. José Pedro Azeredo Crespo Marfrig Global Foods, São Paulo
    Como valorizar a carne gaúcha?
  • 10h-10h30m- Intervalo
  • 10h30- Méd. Vet. Armando Brasil Salis Frigorífico Campeiro- Marca Sabor da Campanha. Rosário do Sul
    Mercado interno: relevância da indústria no mercado nacional
  • 12h-13h30m-Almoço
  • 13h30m- Eng. Agr. Rodolfo Luís Botelho - Guarapuava – PR 
    Presidente da comissão de Bovinos de Corte – FAEP 
    Título: Plano Integrado de Desenvolvimento da Pecuária Moderna
  • 14h30m- Dr. Danilo Santana Embrapa Pecuária Sul, Bagé.
    Sistemas forrageiros para recria e terminação
  • 15h30min-16h- Intervalo 
  • 16h- Prof. José Fernando Piva Lobato, Ph.D. Dep. de Zootecnia - UFRGS
    Produção e constituição da carne gaúcha

quinta-feira, 24 de março de 2016

Abates de grandes frigoríficos caem 9,1% no Mercosul

Minerva foi o único a fechar 2015 no azul, com alta de 7%. Marfrig e JBS recuaram 12,9% e 11,7%, respectivamente

Alisson Freitas
Na semana passada o IBGE divulgou o número de animais abatidos no Brasil em 2015, quando houve um recuo de 9,7% em relação a 2014. A queda é explicada pela baixa oferta de animais no mercado, o que também tem acontecido em outros países na América do Sul. Nos três maiores frigoríficos com operações no País e Mercosul, a redução foi ligeiramente mais suave. Juntos, JBS, Marfrig e Minerva abateram, aproximadamente 12,8 milhões de cabeças na América do Sul em 2015, queda de 9,1% em relação ao ano anterior.
Em seus balanços anuais, as empresas alegam que a queda foi puxada pela falta de animais no mercado, o que levou os frigoríficos a fechar algumas unidades e dar férias coletivas em outras durante o ano passado e início deste ano.
O Minerva foi o único a fechar no azul. Os abates do frigorífico no Mercosul cresceram 7%, saltando de 2,1 milhões, em 2014, para 2,2 milhões no ano passado. O resultado foi puxado pelas operações no Paraguai e Uruguai, que cresceram 7% e 5%, respectivamente. No Brasil, o volume recuou 7%. Atualmente a companhia tem 15 unidades ativas no Brasil, Paraguai, Uruguai e Colômbia. No ano passado foram interrompidas as atividades nas plantas de Mirassol D'Oeste, MT, e Batayporã, MS.
A maior queda foi do Marfrig, que abateu 2,2 milhões de cabeças bovinas em 2015, recuo de 12,9% em relação aos 2,5 milhões de 2014. Como ajuste de mercado, o frigorífico encerrou atividades em cinco unidades no ano passado, sendo que três delas (Rio Verde/GO, Paranaíba/MS e Rolim de Moura/RO) eram arrendadas e foram devolvidas ao frigorífico Margem. As outras duas que tiveram as atividades interrompidas foram a de Pirenópolis, GO, e Promissão II, SP.
Por fim, o volume de abates da JBS no Mercosul caiu de 9,3 milhões de cabeças em 2014 para 8,2 milhões no ano passado, queda de 11,7%. Estima-se que o Brasil represente, no mínimo, 85% desse volume; sendo assim, a empresa fechou 2015 mandando 7 milhões de animais para o gancho nas 47 unidades em território brasileiro. A JBS também tem cinco plantas no Paraguai, Uruguai e Argentina.
Embora não tenha fechado nenhuma unidade no ano passado, a JBS deu férias coletivas de 20 dias para funcionários de cinco plantas no início de março de 2016, alegando ajuste de mercado em função da baixa oferta de animais. Após esse período, a empresa afirma que as atividades serão retomadas normalmente. “Não vamos fechar nenhuma unidade e acredito que o mesmo ocorre com a indústria de forma geral”, afirma Wesley Batista, CEO da JBS, durante balanço anual da empresa. “O nosso negócio de boi está adequado e temos tranquilidade de que em breve vai ter matéria-prima suficiente”, concluiu.
Fonte: Portal DBO

VENDE-SE: Fazenda 1020 hectares em Rio Grande



Maiores informações com LUND 053.99941513 ou CHARLES 053.99915601

quarta-feira, 23 de março de 2016

ASBIA: Mercado brasileiro de sêmen cresce 4,7 %

ASBIA: Mercado brasileiro de sêmen cresce 4,7 %

Foto: Divulgação/Assessoria
A grande novidade do Index ASBIA 2015 é a apresentação dos números referentes à Inseminação Artificial por Estado
Mesmo no cenário de crise política e econômica do País, as vendas de sêmen na pecuária brasileira cresceram 4,7% em 2015, em relação ao ano anterior. Juntos, os segmentos de corte e leite comercializaram 12.606.703 doses, ante 12.037.346 no ciclo passado. Os números foram divulgados pela Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA), em coletiva de imprensa realizada dia 22 de março, na sede da Sociedade Rural Brasileira (SRB), na capital paulista.
O resultado positivo foi puxado pelo segmento de corte, que absorveu 8.274.084 doses, ante 7.116.605 em 2014, uma evolução de 16,26%. Segundo Carlos Vivacqua Carneiro da Luz, presidente da ASBIA, “a valorização do preço da arroba durante todo o ano passado possibilitou ao produtor investir no melhoramento animal através da Inseminação Artificial, o que contribuiu para o desempenho positivo do setor.”
Segundo apurou o Index ASBIA, o mercado de leite comercializou 4.328.689 doses de sêmen, ante 4.921.341, no mesmo comparativo, uma queda de -12,04 %. “No ano de 2015, diversos fatores impactaram o mercado lácteo nacional e internacional. Tivemos o bloqueio à Rússia, que tirou do mercado um importante player importador de lácteos, um decréscimo no crescimento econômico da China, a Europa com sua economia `flat` e o fortalecimento do dólar em relação a diversas moedas. Estes, entre outros aspectos, trouxeram um significativo impacto no mercado de sêmen. Os EUA tiveram redução de 6.53% nas exportações de sêmen de leite e uma redução de 3.16% na comercialização total de sêmen de leite (mercado doméstico e internacional), segundo a National Association of Animal Breeders (NAAB)”, ressalta Vivacqua.
“No mercado brasileiro, tivemos, face aos bons valores da arroba, uma intensificação de descartes dos animais de leite, gerando bom caixa aos produtores; em alguns estados, houve a utilização de cruzamento com raças de corte, principalmente nas novilhas, na busca dos bons valores da remuneração da carne”, prossegue o presidente da ASBIA, acrescentando que, como consequência destes dois aspectos, ocorreu uma redução das fêmeas de leite disponíveis ao uso de Inseminação Artificial (IA) com sêmen de leite. “Houve, também, um aumento dos custos de produção em função da desvalorização do real e a manutenção dos preços do leite pago aos produtores, trazendo menor rentabilidade à atividade”, analisa Vivacqua.
Novidade do Index 2015
Pela primeira vez, o Index ASBIA apresenta os números da Inseminação Artificial por estado, com base no volume comercializado. Segundo o levantamento, 10,3% do rebanho total de fêmeas em reprodução foram inseminadas, sendo 12,5% de leite e 9,5% de corte.
Santa Catarina aparece em primeiro lugar no ranking de utilização de sêmen, com 24,8%, seguido por Paraná (19,1%), Rio Grande do Sul (18%), Mato Grosso do Sul (15,1%) e São Paulo (12,1%). Embora Santa Catarina tenha o menor rebanho de fêmeas em reprodução, é o que apresenta o mais alto nível de tecnologia entre os cinco estados.
Mercado externo
Vale destacar, em 2015, o aquecimento dos negócios no mercado externo, principalmente no setor de corte, que registrou um aumento bastante expressivo: 54,9%. No período, as exportações de sêmen de corte totalizaram 103.739 doses, ante 66.976 na temporada anterior. As vendas também evoluíram no leite, com 118.852 doses comercializadas, ante 112.787, um incremento de 5,4% na mesma comparação.
O Index ASBIA 2015 traz o balanço do setor de Inseminação Artificial, com números importantes sobre comercialização (nos mercados interno e externo) e produção, referentes às principais raças de corte e leite, distribuídos por estado. Também traz a evolução dos dois segmentos, por raça, em seis anos. (Consulte a apresentação completa no pen drive).
Sobre a Asbia
A Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA) é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 26 de novembro de 1974, que congrega as empresas que se dedicam ao fomento da Inseminação Artificial, distribuição de sêmen, materiais, equipamentos e outros produtos ligados à reprodução animal.
Seus objetivos são difundir e fomentar o uso da técnica, promover o aperfeiçoamento e o desenvolvimento do setor através da utilização de novas tecnologias, ampliar o mercado, assistir os associados em todos os interesses comuns e promover o melhoramento dos rebanhos brasileiros de corte e leite.
Fonte: Grupo Publique - Assessoria de Imprensa

Bahia se prepara para exportar boi vivo

Representantes da empresa australiana Wellard Brasil do Agronegócio, interessada em exportar de boi em pé (gado vivo) da Bahia, estiveram em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, para detalhar aos produtores da região questões sobre esse mercado, esclarecendo os pré-requisitos exigidos para exportação. A intenção da empresa é fazer com que os criadores conheçam esses critérios e se adaptem, para iniciar a exportação com remessa de cinco mil animais para o Oriente Médio.

O seminário foi organizado pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), em parceria com a Secretaria da Agricultura (Seagri) e o Sistema Faeb/Senar, com o apoio da associação de criadores, dos técnicos do Mapa/Superintendência Federal de Agricultura da Bahia e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

“Iniciamos o ano de 2016 dando largos passos para começar a exportar boi em pé via porto de Ilhéus, e para a Bahia esta ação tem significado ainda maior, já que possuímos rebanho Livre de Aftosa com vacinação há quase 15 anos”, destaca o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim.

A Bahia possui o maior rebanho bovino do Nordeste brasileiro, com cerca 10,8 milhões de cabeças. No sudoeste do estado, o número do rebanho é de 599.150 mil cabeças, sendo 114.764 mil do município de Vitória da Conquista.

Mobilização 

Para que a exportação se torne realidade, o Governo do Estado, por meio da Seagri, e a Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb) se mobilizam junto às associações, cooperativas e iniciativa privada, para organizar a estrutura recomendada pelo Ministério da Agricultura (Mapa), através de instrução normativa.

O próximo passo é formar um grupo com representantes das instituições envolvidas e identificar um local para o estabelecimento do pré-embarque, onde ficarão alojados para realização de todos os trâmites sanitários exigidos em legislação pelo Mapa e países importadores. A empresa australiana sugeriu a formação de comitiva para visitar as instalações como essa no estado do Pará, onde já é realizada a exportação.

Fonte: Ascom/Seagri

Wolf Genética vence Prova de Avaliação a Campo na raça Hereford


12321570_1051284068256650_665193120281279491_nA coordenação da Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford (PAC) – ABHB/Embrapa, acaba de tornar público o resultado final da raça Hereford. Após um longo período de avaliações, sagrou-se campeão da 12º edição o Touro tatuagem 5632, de propriedade da Wolf Genética, de Dom Pedrito – RS.
Em segundo lugar ficou o Touro tatuagem N1237, de Valter José Potter, da Estância Guatambu, de Dom Pedrito – RS, seguido do Touro tatuagem H085, de propriedade de Geraldo Pereira de Souza, da Estância do Bolso, de São Gabriel.
“A concorrência foi muito acirrada. Devemos destacar a excelente qualidade dos animais que participaram da prova, resultado da seleção genética dos criatórios, o que comprova a força da raça Hereford, com um ótimo ganho de peso totalmente a campo”, informou o Gerente de Operações da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Felipe Azambuja.
12805882_1053205398064517_4845499146895999342_nEsta importante ferramenta que a Associação dispõe com foco no melhoramento genético contínuo das raças é realizada em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, de Bagé (RS). Foram diversas etapas até o grande resultado final.
“Além das oito pesagens oficiais que verificaram o ganho de peso mensal dos animais, foram computadas pontuações destinadas aos itens musculatura, observado através da Área de Olho de Lombo (AOL), Precocidade ou Terminação, verificados através da Espessura de Gordura Subcutânea (EGS) e critérios objetivos contemplados com a verificação do perímetro escrotal”, informa Azambuja. Completando a nota final, a análise dos parâmetros Subjetivos Morfológicos ou Fenotípicos, gerada através da avaliação de três Inspetores Técnicos Credenciados pela ABHB.
A 12º edição da prova na raça Hereford contou com a participação de 15 touros Hereford de diversos criatórios. “Foi um grande sucesso”, comemorou Felipe Azambuja. “Sempre frisamos a importância da participação de vários criatórios, o que deixa a prova muito mais dinâmica e completa”, pontuou. Azambuja também parabenizou a Embrapa Pecuária Sul, parceira da ABHB nesta Avaliação a Campo. “O controle e o manejo dos animais estão cada vez melhor”, disse ele.
Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654
Ascom ABHB

terça-feira, 22 de março de 2016

SINDICATO RURAL DE LIVRAMENTO

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sant'Ana do Livramento divulga a tabela de salários rurais vigente pelo período de 1º de março de 2016 a 31 de janeiro de 2017.

ARGENTINA Liniers: el novillo batió el récord de 2016

Es la primera vez en el año que el promedio semanal supera los $25, marcando además el valor deflacionado más alto: 21% mayor que el de 2015. Podrían darse nuevas tensiones en la cadena comercial y en la opinión pública ya que hoy los precios al mostrador atrasan un 10%.
Liniers: el novillo batió el récord de 2016
En la semana terminada el 18 de marzo, las cotizaciones en esta plaza aumentaron entre 2 y 5% frente a la anterior, para novillos, novillitos y terneros gordos, con las vacas como única categoría principal con retrocesos en los valores (2%).
Es la primera vez en el año que el promedio semanal de los novillos supera los $25 y también marca el precio real (deflacionado) más alto de las 11 semanas de este año, igualando casi al registro de la última semana de 2015.
En perspectiva
En la comparación con los valores de hace 30, 60 y 90 días, se observan aumentos en todos los casos (excepto vacas para un mes), que son especialmente altos con respecto a 2 meses atrás, cuando se marcaba el mínimo real después del pico de diciembre.
El análisis de los precios reales del novillo muestra que se ubica 13% por arriba del promedio móvil de 52 semanas, 21% más alto que hace un año y 13% por debajo del pico de principios de diciembre.
Mas vale prevenir
La reacción de esta semana permite pensar que todavía hay margen para que se manifieste la estacionalidad del fin del verano, que venía siendo esquiva.
Hay que señalar que la oferta de esta semana ha estado en línea con el promedio de las últimas 52 semanas, al igual que en las dos semanas inmediatamente previas. A diferencia de las 6 semanas con entradas a Liniers marcadamente más bajas, desde mediados de enero a fines de  febrero, cuando, sin embargo, los precios oscilaron dentro de valores estables y menores al actual.
El sostenimiento de estas cotizaciones de la hacienda, para no hablar de hipotéticos nuevos incrementos en las próximas semanas, va a aumentar la tensión en la cadena comercial que, para nuestra impresión, arrastra atrasos en los precios al público en el orden del 10%, vis-à-vis el precio de la hacienda.
Ese escenario crearía una nueva fuente de conflictos con la opinión pública y el gobierno. Es deseable que, en esta oportunidad, aspectos tales como la estacionalidad propia del ciclo ganadero y la gran competencia existente en el mercado, se comuniquen mejor que en diciembre y enero últimos.
fonte: Valor Carne

BeefExpo 2016 sedia última palestra de campo do Rally da Pecuária






O maior evento latino-americano daPECUÁRIA DE CORTE

14 a 16de JunhoDe 9h às 21h
2016
Centro de Eventos Pro Magno
São Paulo | SP | Brasil


























A BeefExpo 2016, maior evento pecuário latino-americano da pecuária de corte e o único com presença de animais em leilões, julgamentos e amostras de raças, vai sediar a última palestra de campo do Rally da Pecuária, a maior expedição técnica e investigativa da pecuária brasileira. A apresentação agora integra a programação oficial do evento e vai ser feita pelo coordenador do Rally e coordenador de pecuária do Grupo Agroconsult, Maurício Palma Nogueira. “Neste ano, a BeefExpo coincide com o fim da etapa de campo do Rally da Pecuária. Então, surgiu a ideia de realizarmos uma das apresentações do Rally durante a Beef Expo, ampliando o alcance da edição 2016. Vamos abordar toda a temática de campo, falando sobre mercado pecuário, perspectivas, expectativas do setor, questões nacionais e internacionais da Pecuária de Corte, preço, importância da tecnificação, margens do negócio, etc. Quinze dias depois, no dia 30 de junho, apresentaremos o resultado final do Rally na sede Federação das Indústrias do Estado de  São Paulo (FIESP), como é tradicional no encerramento oficial do Rally’, explica Maurício Palma Nogueira.

O sócio e coordenador de pecuária na Agroconsult é um dos profissionais mais experientes e reconhecidos da Pecuária de Corte e Leite do Brasil. Graduado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP), tem pós-graduação em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras. Consultor desde 1998, analisa cenários e desenha perspectivas nas áreas de pecuária de leite e corte. Em 2015, Maurício foi considerado uma das 100 personalidades mais influentes do agronegócio nacional, pelo ranking da revista Dinheiro Rural.

O Rally da Pecuária entra este ano em sua quinta edição, com largada no dia 12 de abril, em Bagé, no Rio Grande do Sul. Serão sete equipes em campo, percorrendo os principais estados produtores: Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Acre. Uma área que responde por 80% do rebanho bovino nacional e da produção de carne. Mais de 150 municípios percorridos em 60 mil quilômetros. Tudo vai sendo mapeado e fotografado para a pesquisa. Pastagens, homogeneidade do pasto, volume de massa, população de plantas, altura do capim, presença de erosão, plantas invasoras, histórico de utilização dessas pastagens, tamanho dos rebanhos, níveis de produtividade e rentabilidade. O Rally também promove encontros com pecuaristas para levantar dados como áreas de pastagem e de agricultura em cada propriedade, total de cabeças de gado, estratégias nutricionais, confinamento, índices de fertilidade, natalidade e mortalidade, manejo sanitário e de pastagens, e comercialização de animais. 

Outra grande novidade é que todo pecuarista que estiver na BeefExpo poderá responder um questionário do Rally. E com isso vai ter direito a acessar um relatório completo com todos os dados levantados ao longo destes três meses de pesquisa, logo depois da divulgação oficial. É um instrumento valioso de informação e métricas que podem ajudar o produtor a tomar decisões dentro da fazenda, principalmente numa fase tão complicada na Economia do Brasil como estamos vivendo atualmente. E é fundamental que o pecuaristacontinue investindo no negócio. Nas várias regiões que visitamos, podemos comprovar que níveis mais altos de tecnologia permitem maiores retornos econômicos”, justificou Maurício Palma Nogueira.

A segunda edição da BeefExpo será realizada de 14 a 16 de junho, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo (SP). Um evento completo para a Pecuária de Corte. Unindo o campo e a Cidade.

Programação BeefExpo 2016: 

Palestras

As palestras do Programa Beef 360º vão mostrar todos os avanços da Indústria de Insumos da Bovinocultura que estão à disposição das fazendas e agropecuárias espalhadas pelo Brasil. Os debates, as apresentações e mesas redondas do Programa Beef Management vão destacar o mercado brasileiro e internacional de carnes, o futuro da comercialização de proteína bovina no mundo, as flutuações do câmbio e os modelos de sucesso de produção de carne dos criatórios brasileiros.

Feira de Negócios

A feira exclusiva de negócios contará com a presença das principais empresas do segmento, abordando as inovações em Equipamentos, Genética, Nutrição, Processamento, Reprodução, Instalações e Saúde Animal.
Prêmio BeefWorld Melhores do Ano da Pecuária de Corte
O projeto tem como objetivo premiar as pessoas que fazem a diferença na bovinocultura e que, com isso, ajudam no desenvolvimento do país. Os vencedores são escolhidos em votação popular com características de Top Of Mind, as pessoas mais lembradas, no site BeefWorld.

Leilões de Elite

Durante a BeefExpo 2016, os visitantes terão a chance de adquirir parte da melhor genética existente no mercado para impulsionar a lucratividade nos seus plantéis. Até o momento, três leilões de gado de elite e um de gado comercial já foram confirmados por Paulo Horto, proprietário da Programa Leilões. “A BeefExpo vai reunir em um único ambiente todas as tecnologias necessárias para que o pecuarista alcance os melhores resultados dentro e fora da porteira”, ressalta Flávia Roppa.

Julgamentos

Resgatando a tradição de eventos do gênero na Capital paulista, criadores e associações de raças participarão com animais em argolas e julgamentos, como é o caso do Nelore, Guzera, Senepol e Angus. Um dos destaques será a primeira etapa da Copa Pradipsingh Julgamento da Raça Nelore, que envolverá exemplares dos melhores selecionadores de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. O nome é uma referência ao indiano Pradip Singh Bahadur Raol, que foi decisivo nas duas últimas fases de importação de material genético zebuíno daquele país asiático. A promoção é da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Associação dos Neloristas do Paraná (ANEL), Associação Paulista dos Criadores de Nelore (APCN) e BeefExpo. A estrutura conta com duas pistas e alojamento indoor para 500 animais, com expectativa para 1.500 até 2017.


Festival Gastronômico – Churrascada

Carne assada, música e confraternização são as principais características desse consolidado festival gastronômico. A inspiração dos organizadores Rogério Betti, Gustavo Bottino e Felipe Aversa é o formato americano Meatopia, tido como o maior festival de churrasco do mundo. Nessa edição, os organizadores contam que reunir um evento que oferece suporte técnico a um festival gastronômico é a oportunidade única de celebrar o campo e a pecuária em meio ao universo urbano que a cidade de São Paulo representa. “Nosso intuito é transmitir aos participantes a ideia de comer um saboroso churrasco na fazenda com os amigos. É uma festa para comemorar a vida, comer bem e confraternizar”, diz Rogério Betti. 

Curso de Dry Aged

Você já ouviu falar em Dry Aged? Trata-se de uma técnica de maturação a seco que confere maciez e um sabor mais intenso à carne bovina. Peças a gosto são preservadas em temperatura e ventilação controlada para acelerar a produção de enzimas naturais que favorecem o rompimento das fibras musculares. Detalhes sobre o método serão apresentados ao público durante um curso especial na BeefExpo 2016.

BeefExpo Tour

Este será outro grande evento paralelo, ocasião na qual pecuaristas e profissionais do setor terão a chance de visitar grandes confinamentos e também indústrias frigoríficas. A proposta é apresentar os benefícios econômicos que são oferecidos pela técnica e o padrão de qualidade que confere a todo o processamento na carne desejada pelo consumidor.

Curso de avaliação e padronização de carcaças

Com o avanço dos programas de melhoramento genético, nutrição, reprodução, sanidade, manejo e de outras tecnologias, pecuaristas conseguem fornecer animais com melhor precocidade de carcaça e qualidade de carne. A BeefExpo projeta cursos de avaliação e padronização de carcaças durante o maior evento latino-americano da pecuária de corte.

Palestra Rally da Pecuária

Palco de grandes acontecimentos, a BeefExpo 2016 receberá uma das palestras da edição 2016 do Rally da Pecuária -  a maior expedição técnica privada do Brasil, com foco na pecuária de corte. Promovido pela Agroconsult, sete equipes de campo passarão por fazendas e realizarão encontros com pecuaristas em 12 estados de importância pecuária. As atividades do Rally da Pecuária incluem avaliação da qualidade das pastagens, evolução do rebanho, técnicas de manejo e índices zootécnicos. A largada do Rally da Pecuária será no dia 11 de abril, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e será finalizado no dia 30 de junho, na sede da FIESP em São Paulo, onde os resultados da expedição serão divulgados ao setor.

Empresas Confirmadas

Diversas empresas com importante atuação no ramo confirmaram presença no evento: Agroceres Multimix, FSL Angus Itu, Phibro, Trouw Nutrition, Agener União Saúde Animal, Santa Lúcia Agronegócios, Montana Composto Tropical, Coimma, Vencofarma, Supra, CV Nelore Mocho, Sindi Castilho, Costa Consultoria, Atual Engenharia, Kontentor, Dow, Senepol Nova Vida, Oligo Basics, V-MAX Virginiamicina e Novanis. 

Apoios

São parceiras do maior e mais completo evento latino-americano da pecuária de corte as principais empresas e associações de classe do Brasil e do exterior, como a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Associação Nacional dos Criadores de Nelore Mocho (ACRIMOCHO), Associação Brasileira de Angus (ABA), Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Asociación Rural Del Paraguay (ARP), Associação das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (ASBRAM), Associação Nacional dos Confinadores (ASSOCOM), Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (SINDIRAÇÕES), Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio (ABMR&A), Associação dos Criadores do Mato Grosso do Sul (ACRISSUL), Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA), Sindicato dos Criadores de Bovinos, Bubalinos e Equídeos do Distrito Federal (SCDF); Scot Consultoria, Grupo Publique, Programa Leilões, Rally da Pecuária, Rabobank, Sistema Famato, @Nelorão, Somma + Consultoria Agropecuária e Rurally. 

BeefExpo na mídia 

Um grande evento como este não poderia deixar de aglutinar as principais mídias especializadas no agronegócio, entre elas estão a Revista BeefWorld, Norte Ganadero, Mexico Ganadero, Agrolink, Folha Agrícola, Publique, Safras&Mercado, SBA (Sistema Brasileiro do Agronegócio) – Canal do Boi, Agron, Mundo do Agronegócio, Grupo Agro, Boi Pesado, Rural Centro, Boi a Pasto, SindiRural, Sou Agro, Revista Agro Revenda, Revista Agrícola, Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha, Magazine AgroFest, Notícias da Pecuária, Rica Comunicação, Vet Smart Bovinos e Equinos, Tardaguila Agromercados, Pecuaria Brasil, Revista AG, Brasil Agronegócio, Berrante Comunicação, CPEA, Notícias Agrícolas, City Magazine, Giro do Boi, Revista Mais Leite & Mais Carne, Lund Negocios e Agronegociobage. 

Sobre a SafewayAgro

Há mais de 15 anos no mercado, a Safeway se consolidou como uma das mais importantes promotoras de eventos do Agronegócio do Brasil. Desde 2001, realizando a cada dois anos a PorkExpo, maior e melhor evento da Suinocultura mundial, a empresa realiza este ano a segunda edição da BeefExpo, maior evento latino-americano da Pecuária de Corte.
Forte como o mercado da proteína animal e com a marca associada à inovação, experiência, confiança e credibilidade, a Safeway ainda se destaca no setor de Agronegócio com publicações de grande relevância nas áreas de Pecuária de Corte, Suinocultura e Avicultura, com as revistas BEEF, PORK e AVE, além de portais de notícias que oferecem conteúdo diferenciado e atual.

Informações:
Evento: BeefExpo 2016
Data: 14, 15 e 16 de junho
Local: Centro de Eventos Pro Magno – São Paulo-SP
Realização: Safeway Agro - Comunicação para o Agronegócio
Telefone: 19. 3305.2295
Hotsite: www.beefexpo.com.br
Facebook: www.facebook.com.br/beefexpo
Contato para imprensa: ulisses.riba@safewayagro.com.br

segunda-feira, 21 de março de 2016

Marfrig com abates a pleno movimenta a economia local

Depois de um mês de férias coletivas, com a alegação de que não havia animais disponíveis para abate, a planta do frigorifico Marfrig em Alegrete retornou às atividades ainda em fevereiro passado.
marfrig
Conforme o Sindicato da Alimentação, o trabalho está a pleno e estão sendo abatidos uma média de 580 animais por dia.
Com isso, cerca de 700 trabalhadores tem seu emprego garantido em um dos principais ramos da economia do Município. Só com os empregos diretos a empresa injeta, com o pagamento dos salários dos funcionários, cerca de um milhão de reais por mês na economia local. Isto sem falar no ICMS que as atividades do Marfrig proporcionam ao Município, cerca de 4 milhões/ano.
marfrig2

 Para o presidente do Sindicato Rural de Alegrete, Pedro Píffero, com toda esta crise que assola o País, o agronegócio é quem vem mantendo a balança comercial .  É a âncora verde, que não deixa o país parar, porque a indústria está estagnada e alguns segmentos em retração. “O governo quer que a gente não pare de trabalhar e, apesar dos reveses como os altos custos de produção e preço dos combustíveis, o setor responde ao desafio”.
fonte: Alegrete tudo