terça-feira, 23 de agosto de 2016

Precocidade à prova em Concurso de Carcaça Angus no Paraná

concurso_carcaca
Animais extremamente jovens e, mesmo assim, com pesos excelentes e expressivos escores em rendimento marcaram o Concurso de Carcaças Angus realizado durante a programação da 41º Exposição-Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava (Expoguá), no Paraná. O abate, realizado de 8 a 11 de agosto em parceria entre a Associação Brasileira de Angus e CooperAliança, coroou o trabalho do criador Antônio Zancanaro, da Fazenda Rio da Paz, do município de Cascavel. Seus animais atingiram o maior rendimento entre os machos, ao alcançar média de 276 quilos para exemplares de 11 meses de idade e rendimento de 56,67%, totalizando 103,5 pontos.
Entre as fêmeas,vitória para o criador Augustinho Passaúra, do município Turvo. Os animais, com média de 214 quilos para 13 meses de idade, tiveram um rendimento de 54,84%, totalizando 108,33 pontos. O criador também foi vice-campeão no concurso entre os machos com lote que alcançou 95,50 pontos ao obter peso médio de 269 quilos e 12 meses de idade.
A 3º edição do Concurso contou com a participação de 220 animais, sendo 134 machos e 86 fêmeas. A disputa tinha por objetivo uma imersão no frigorífico, onde os criadores podiam avaliar seu trabalho em números direto no gancho. Os ganhadores foram aqueles que obtiveram melhores escores de classificação de carcaças dentro do regramento do Programa Carne Angus Certificada. Os critérios de pontuação eram Idade (Hiper/Super/Precoce), peso de carcaça, acabamento, conformação, rendimento de Carcaças e contusões.

Crédito: Fábio Medeiros

Quais são os países que mais consomem carne bovina do mundo?

O consumo de carnes está relacionado aos padrões de vida, dieta, produção pecuária e preços, bem como às incertezas macroeconômicas e choques ao Produto Interno Bruto (PIB). Comparado com outras commodities, a carne é caracterizada por altos custos de produção e altos preços de produção.
A demanda por carnes está associada com maiores rendas e mudanças – devido à urbanização – no consumo de alimentos que favorecem maiores proteínas de fontes animais na dieta.
Confira abaixo o indicador da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para consumo de carne bovina e de vitelo. O consumo é medido em mil toneladas de peso carcaça e em quilos de peso no varejo per capita. O fator de conversão de peso carcaça para peso varejo é de 0,7.
Confira os dados, referentes a 2015, no gráfico 

E na tabela abaixo:

Autor: AGROLINK

Parque Assis Brasil começa a receber animais para a Expointer 2016


PORTO ALEGRE,RS,BRASIL 20.08.2015: O secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, participou nesta manhã da chegada dos animais no Parque de Exposições Assis Brasil. Foto: Daniela Barcellos/palácio piratini

A cinco dias da abertura dos portões do Parque de Exposições Assis Brasil para a 39ª Expointer, o trabalho é intenso para receber os animais, as grandes atrações de uma das maiores mostras agropecuárias da América Latina. Há ainda novidades no maquinário e nas tecnologias para o produtor rural. A feira começa no próximo sábado (27) e vai até o dia 4 de setembro.
A entrada dos animais de argola será a partir das 8h de segunda-feira (22). Na terça-feira, será das  6h a meia-noite, ocorrendo até sexta-feira.  Os rústicos, que vão à comercialização, poderão ingressar durante todo o período da mostra agropecuária.
Neste ano são 4.285 animais de argola de 156 raças inscritos nas competições. As categorias que registraram maior crescimento são os bovinos de corte, 1,66%, e os bubalinos, 71,43%. A maior redução se deu entre os zebuínos, com queda de 62%. Em 2015, foram 4.758 exemplares de 169 raças. Neste ano são 2.087 rústicos ante os 2.346 que foram levados à feira no ano passado.
Todos os animais deverão estar acompanhados da Guia de Trânsito Animal (GTA) e estar em dia com as exigências sanitárias de acordo com a espécie, lembra o responsável pelos serviços de exposições e feiras da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Pablo Charão. .
A expectativa dos organizadores é de pelo menos repetir os números de 2015, quando a comercialização chegou a R$ 1,70 bilhão.  “Mais uma vez teremos pela frente uma grande feira, onde o melhor de nossa agropecuária estará à mostra, demonstrando também a importância do papel do setor primário na economia gaúcha”, afirmou o secretário da Agricultura, Ernani Polo.
Na avaliação do presidente da Comissão de Exposições e Feiras da Farsul, Francisco Schardong, mesmo num momento de retração da economia, a feira tem por si seu brilho próprio. Segundo ele, a mostra terá reflexos nas 32 grandes exposições que ocorrerão na primavera gaúcha. 
Novidades
Entre as melhorias estão a reforma geral do pavilhão do gado leiteiro, um novo reservatório de água (com capacidade para 50 mil litros), reforma de calhas, telhas e platibandas no Pavilhão do Gado de Corte, e a construção de uma capela ecumênica.
O parque
Localizado a 25 quilômetros de Porto Alegre, o parque foi inaugurado em 1970 e tornou-se sede oficial da Expointer em 1972. Recebeu o nome de Parque de Exposições Assis Brasil em 1977, em homenagem a um dos mais importantes políticos e produtores rurais do estado no começo do século 20.
As três grandes esferas com as cores do Rio Grande do Sul, que se tornaram símbolo da Expointer, foram doadas pelo governo da então Alemanha Ocidental, em 1974.
O local oferece ampla infraestrutura para visitantes e expositores, distribuída em 141 hectares. Conta com 45,3 mil m² de pavilhões cobertos, 70 mil m² de área de exposição, nove espaços para leilões, auditórios, 19 locais para julgamentos, 10 mil vagas para estacionamento, postos médicos, restaurantes, agências bancárias e internet.
Texto: Eliane Iensen Foto: Daniela Barcellos/palácio piratini