domingo, 23 de abril de 2017

Black Montana: nova opção de pelagem autorizada pelo Comitê Técnico



A novidade para os clientes do Montana é uma nova opção de pelagem para os seus touros. A partir de agora, a pelagem preta é oficialmente aceita.
O Montana é tradicionalmente conhecido pela pelagem vermelha, passando por vários tons, variando do creme ao cereja. Manchas brancas e pretas em pequenas quantidades são aceitas. A abertura para o preto completo é um pedido antigo dos criadores, que vêem na pelagem preta uma nova oportunidade comercial.
Na verdade, há uma decisão técnica muito importante por trás dessa decisão aparentemente estética. Quem explica é Gabriela Giacomini, zootecnista e gerente de operações do Programa Montana: "para a formação do Montana, além do Nelore, sempre optamos pelo uso de raças predominantemente vermelhas. Com a abertura para comercialização de touros pretos, podemos incorporar raças de pelagem preta ao Montana, aumentando ainda mais a variabilidade genética e opções de linhagens. Raças como Aberdeen Angus, Simental Preto e até mesmo Wagyu tinham uso limitado por questões de pelagem, o que não fazia sentido".
Sempre foram aceitas vacas com pelagens variadas nos rebanhos, mas os tourinhos pretos não podiam ser comercializados, independente de sua avaliação genética, apenas por padrão racial.
Segundo Gabriela, o Montana decidiu quebrar mais esse paradigma de padrão racial rígido, e passar a comercializar essa nova opção de pelagem desde que os animais atendam as mesmas qualidades genéticas e de adaptação, essas sim muito rígidas, que os vermelhos.
Vale lembrar que todos os touros Montana são geneticamente avaliados, inspecionados individualmente e possuem o CEIP - Certificado Especial de Identificação e Produção, emitido pelo MAPA para os TOP 26,5% de cada safra.

Fonte: Composto Montana (Gabriela Giacomini) 

Nenhum comentário: