terça-feira, 15 de janeiro de 2013

ANGUS fomenta a avaliação de carcaças por ultrassonografia

Foto: Divulgação/Assessoria
Avaliação de Carcaça Ultrassom
 
 

A Associação Brasileira de Angus subsidiará a coleta de imagens ecográficas de 3.000 reprodutores - safra 2011 avaliados pelo Promebo (Programa de Melhoramento de Bovinos de Corte). A iniciativa faz parte do programa de fomento a avaliação de carcaças de reprodutores por ultrassonografia da Angus.
O projeto chega à terceira edição e, com o objetivo de incentivar ainda mais os produtores de Angus, permite a avaliação de uma fêmea a cada macho inscrito.
Para Fábio Medeiros, gerente do Programa Carne Angus Certificada, “a inclusão das fêmeas nesse programa de avaliação pioneiro no Brasil é extremamente importante, pois acelera o progresso genético dos rebanhos, selecionando matrizes para esta importante característica”.
De acordo com Leonardo Campos, coordenador técnico responsável pelo Promebo, “os dados coletados cumprem uma importante função, possibilitando aos produtores intensificar ainda mais a avaliação das características produtivas dos reprodutores Angus".
A avaliação por ultrassonografia é uma ferramenta prática, que possibilita agilidade ao produtor. Além disso, o animal não precisa ser abatido para obter as informações de características produtivas, como AOL (Área de Olho de Lombo), terminação de carcaça e marmoreio, destacadas nos exames.
O professor Jaime Tarouco, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), um dos maiores especialistas nesta área, explica que a AOL está correlacionada positivamente ao peso, rendimento de carcaça e cortes comerciais desossados.
“A EGS (Espessura de Gordura Subcutânea), tanto na picanha quanto na costela, está negativamente associada ao rendimento dos cortes a partir de 10 mm e positivamente relacionada à precocidade, terminação e reprodução, evitando o encurtamento e queima da carcaça pelo frio”, ressalta o especialista.
“O marmoreio tem alta correlação com suculência e maciez, garantindo a palatabilidade da carne. Essas medidas somadas dão o índice de carcaça do animal”, avalia o Tarouco.
Podem participar da avaliação os machos PC e PO, de 12 a 22 meses de idade, que tenham sido avaliados no desmame e sobreano no Promebo.

Para fazer as avaliações dos animais, os produtores devem entrar em contato com a Associação Brasileira de Angus: e-mail gerencia@angus.org.br e telefone             (51) 3328-9122      .

Fonte: ABA - Associação Brasileira de Angus

Nenhum comentário: