Superando as expectativas para o ano de 2013, as exportações de carne bovina brasileiras atingiram a marca de US$ 6,6 bilhões, um crescimento de 13,9% em comparação com os US$ 5,8 bilhões do ano anterior, e volume de 1,5 milhão de toneladas (marca 19,4% superior a 2012).
No ano, os resultados positivos foram especialmente impactados pelo incremento do mercado asiático, que registrou crescimento das vendas para Hong Kong com índices de 75% no faturamento e 63% em volume. Além disso, o país registrou aumentos significativos nas exportações para a Rússia (16,8% em volume e 9,8% em faturamento), Venezuela (80% e 88,3% respectivamente), Estados Unidos (25% e 17,6%) e Argélia (72,4% e 51,2%).
Observa-se com base nos dados da tabela abaixo, referentes ao faturamento e a toneladas de carne bovina exportada no ano de 2013, que o mês de maior faturamento foi o mês de outubro, pois o país exportou nesse mês 147.869,3 toneladas de carne bovina, e obteve um faturamento de U$659.612 mil.
O mês que teve menor parcela foi o mês de fevereiro, exportou 96.826,7 toneladas com um faturamento de U$ 437.160,00.
O gráfico abaixo mostra relação entre o faturamento e o volume exportado mês a mês:
A tabela abaixo demonstra a quantidade de carne exportada durante o ano para cada país, observamos que Hong Kong lidera como maior importador da carne bovina brasileira, seguido da Rússia, União Europeia e Venezuela ambos tiveram uma variação positiva a quantidade importada em toneladas e em faturamento, assim como a maioria dos países importadores, com exceção do Egito, Chile, Irã e Líbano que reduziram portanto a variação.
“O ano passado foi excepcional para a agropecuária brasileira e acreditamos em um 2014 ainda mais positivo, culminando em um novo recorde de faturamento ao atingirmos a marca de US$ 8 bilhões”, afirma Antônio Jorge Camardelli, presidente da ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne).
Os primeiros passos neste sentido já estão sendo dados com a publicação de nota de compromisso mútuo entre Brasil e Estados Unidos para incentivar o comércio agrícola entre os países e o recebimento de missões de diversas nações que possuem algum embargo à carne brasileiro, como a Arábia Saudita, por exemplo.
Além disso, a Abiec realizará uma série de ações em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a Apex-Brasil, para promover a carne brasileira em outros mercados relevantes, como Emirados Árabes, União Europeia, Cingapura e Irã.
fonte: Beefpoint