Jantar realizado em Dubai na quarta-feira (24) promoveu a carne angus brasileira para chefs de cozinha e especialistas em gastronomia. Foco são as vendas para restaurantes e hotéis da região.
Dubai – Tradicional exportador de carne bovina aos países árabes, o Brasil também quer se estabelecer na região como fornecedor de carne gourmet a estas nações. Para promover a carne angus produzida pelo País, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) e a Associação Brasileira de Angus, promoveram um jantar na quarta-feira (24), em Dubai, para chefs de cozinha e especialistas em gastronomia.
Jantar recebeu mais de 110 convidados
“O animal angus tem uma característica diferenciada de maciez e de sabor da carne. Isso se deve à proporção de gordura na carne. O angus deposita uma gordura entremeada na carne, que a gente chama de marmoreio, que dá uma suculência e uma maciez diferenciadas e um sabor totalmente ímpar”, explicou Fábio Medeiros, gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, sobre as especificidades desta raça de boi.
Para mostrar a versatilidade no preparo desta carne gourmet, no evento foram servidos pratos da culinária brasileira, libanesa e africana. “O que a gente tem trabalhado é levar o nosso produto de alta qualidade para fazer parte da mesa das pessoas no mundo inteiro, especialmente nos países árabes e europeus, tentando fazer parte das receitas típicas de cada país”, disse Medeiros.
O Brasil começou a promover sua carne angus no mercado internacional há um ano. Em outubro do ano passado, o País iniciou as exportações deste tipo de carne e, hoje, ela é embarcada para Alemanha, Holanda e Suíça. De acordo com Medeiros, a intenção é que em cinco anos o Brasil esteja exportando quatro mil toneladas anuais de carne angus.
O executivo contou que o Brasil pretende começar a venda de angus para árabes por meio de restaurantes e hotéis. “Temos focado no mercado gourmet de alta gastronomia. Chegar aos supermercados é um segundo momento, um momento de ampliação de volumes e, para isso, o produto já precisa ser conhecido do consumidor”, apontou. No Oriente Médio, Medeiros aponta os Emirados, a Arábia Saudita e o Líbano como países com maior potencial para compra do angus brasileiro.
Fernando Sampaio, diretor-executivo da Abiec, reforçou o interesse do Brasil em atender os segmentos de alta gastronomia dos países árabes. “Nós podemos oferecer cortes de altíssima qualidade para atender toda a infraestrutura que eles têm de hotéis, de restaurantes, e onde a carne brasileira ainda é mais desconhecida. A gente quer mostrar que o Brasil pode ser uma opção para essa carne de alta qualidade”, destacou.
Segundo Sampaio, os principais concorrentes do Brasil no fornecimento de carne angus são a Austrália e os Estados Unidos. “O angus é uma raça muito conhecida nesse meio de restaurantes e steakhouses”, afirmou.
Paulo Cesar Meira de Vasconcellos, embaixador do Brasil nos Emirados, destacou o crescimento das vendas de carne bovina brasileira à nação árabe nos últimos anos. “Em 2011, nós vendemos US$ 49 milhões e, em 2015, passamos para US$ 76 milhões, ou seja, um aumento de mais de 50%. Isso mostra a confiança que eles têm no produto brasileiro e na qualidade do produto brasileiro”, ressaltou.
Atualmente, o Brasil produz 3,5 milhões de bezerros angus por ano. No País, há cinco frigoríficos que já exportam esse tipo de carne: Marfrig, JBS, Minerva, Frigorífico Silva e Frigol. O jantar de quarta-feira recebeu mais de 110 convidados.
Para mostrar a versatilidade no preparo desta carne gourmet, no evento foram servidos pratos da culinária brasileira, libanesa e africana. “O que a gente tem trabalhado é levar o nosso produto de alta qualidade para fazer parte da mesa das pessoas no mundo inteiro, especialmente nos países árabes e europeus, tentando fazer parte das receitas típicas de cada país”, disse Medeiros.
O Brasil começou a promover sua carne angus no mercado internacional há um ano. Em outubro do ano passado, o País iniciou as exportações deste tipo de carne e, hoje, ela é embarcada para Alemanha, Holanda e Suíça. De acordo com Medeiros, a intenção é que em cinco anos o Brasil esteja exportando quatro mil toneladas anuais de carne angus.
O executivo contou que o Brasil pretende começar a venda de angus para árabes por meio de restaurantes e hotéis. “Temos focado no mercado gourmet de alta gastronomia. Chegar aos supermercados é um segundo momento, um momento de ampliação de volumes e, para isso, o produto já precisa ser conhecido do consumidor”, apontou. No Oriente Médio, Medeiros aponta os Emirados, a Arábia Saudita e o Líbano como países com maior potencial para compra do angus brasileiro.
Fernando Sampaio, diretor-executivo da Abiec, reforçou o interesse do Brasil em atender os segmentos de alta gastronomia dos países árabes. “Nós podemos oferecer cortes de altíssima qualidade para atender toda a infraestrutura que eles têm de hotéis, de restaurantes, e onde a carne brasileira ainda é mais desconhecida. A gente quer mostrar que o Brasil pode ser uma opção para essa carne de alta qualidade”, destacou.
Segundo Sampaio, os principais concorrentes do Brasil no fornecimento de carne angus são a Austrália e os Estados Unidos. “O angus é uma raça muito conhecida nesse meio de restaurantes e steakhouses”, afirmou.
Paulo Cesar Meira de Vasconcellos, embaixador do Brasil nos Emirados, destacou o crescimento das vendas de carne bovina brasileira à nação árabe nos últimos anos. “Em 2011, nós vendemos US$ 49 milhões e, em 2015, passamos para US$ 76 milhões, ou seja, um aumento de mais de 50%. Isso mostra a confiança que eles têm no produto brasileiro e na qualidade do produto brasileiro”, ressaltou.
Atualmente, o Brasil produz 3,5 milhões de bezerros angus por ano. No País, há cinco frigoríficos que já exportam esse tipo de carne: Marfrig, JBS, Minerva, Frigorífico Silva e Frigol. O jantar de quarta-feira recebeu mais de 110 convidados.