quinta-feira, 30 de julho de 2009

NOTÍCIAS

.
Intervet/Schering-Plough apresenta vacina contra brucelose para vacas adultas
29/07 - 14:14

A pecuária brasileira acelera a modernização tecnológica para aperfeiçoar o controle sanitário e, assim, ampliar seu acesso aos diversos mercados. Um novo e importante passo nesse sentido foi dado com a RB-51®, a primeira vacina contra brucelose aprovada para aplicação em vacas adultas.

FONTE: http://www.agrolink.com.br/

VER MAIS: http://agrolink.com.br/noticias/NoticiaDetalhe.aspx?CodNoticia=94150
.
.


Brasil cumpre apenas 25% da cota Hilton

Restrição relacionada à rastreabilidade foi o principal motivo que causou o não cumprimento da cota Hilton destinada ao Brasil em 2008-2009.

FONTE: http://www.beefpoint.com.br/

VER MAIS: http://www.beefpoint.com.br/brasil-cumpre-apenas-25-da-cota-hilton_noticia_55733_15_166_.aspx

.

terça-feira, 28 de julho de 2009

NOTÍCIAS

.
Brasil é o principal exportador mundial de carne bovina em volume
28/07 - 06:08

Principal exportador mundial de carne bovina em volume, o Brasil aparece como o quarto maior vendedor de gado vivo a outros países, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA.
É superado pelos países que fornecem bovinos para engorda para os Estados Unidos -Canadá e México (primeiro e terceiro do ranking)- e pela Austrália (a segunda), que atende o Sudeste Asiático.
Para Péricles Salazar, da Abrafrigo, para se contrapor ao crescimento do embarque de "boi em pé", a indústria precisa de "novos nichos", levando ao consumidor produtos cada vez mais elaborados, e não peças inteiras, com pouco processamento.
José Vicente Ferraz, diretor da consultoria AgraFNP, concorda que a exportação do gado vivo pareça um "contrassenso do ponto de vista econômico", pelo custo mais alto do transporte. "Mas esse mercado existe, e o Brasil o atende", afirma.
Na disputa pela matéria-prima, Salazar considera crucial a edição da medida provisória que prevê a desoneração de 4,5% da cobrança do PIS/ Cofins para os frigoríficos que atuam no mercado interno. Prometida pelo Ministério da Fazenda, a MP ainda não foi publicada.

Fonte: Folha de São Paulo
.
.
Boi gordo: mercado andando de lado
27/07 - 13:07

Na semana que passou, considerando a média das 28 praças pesquisadas pela Scot Consultoria, as cotações do boi gordo reagiram 0,11% em relação à semana anterior.
No Sul da Bahia o boi reagiu 2% de uma semana para outra. Na região de Pelotas – RS, a alta foi de 1,5%. Mas Tocantins (regiões Norte e Sul) e em Redenção – PA foram registrados recuos da ordem de 0,6%.
A estabilidade imperou em 15 praças.
O fato é que este início de entressafra está “amarrado”, por conta do aperto da margem das indústrias frigoríficas. As vendas domésticas de carne bovina estão mornas, o couro e o sebo trabalharam as últimas semanas em queda e a valorização do real afeta negativamente o desempenho das exportações.
Quem sabe em agosto, com a volta às aulas e melhor desempenho da economia, a demanda por carne bovina não se reaqueça, dando uma “forcinha” para o boi.

Scot Consultoria
Autor: Fabiano Tito Rosa - Zootecnista
.

NOTÍCIA: Pronaf financia compra de veículos utilitários

A partir desta safra, o Pronaf vai financiar a compra de veículos utilitários por agricultores familiares. A medida, anunciada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, nesta quarta-feira (22), durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2009/2010, contempla a compra de veículos automotores, elétricos ou de tração animal, como caminhões, caminhonetes de carga, caminhões frigoríficos, isotérmicos, graneleiros, reboques ou motocicletas adequadas às condições rurais.

Notícia completa: http://www.agrolink.com.br/noticias/ClippingDetalhe.aspx?CodNoticia=133009
.