Além de estreitar o relacionamento comercial com autoridades, empresários e outros públicos estratégicos para ampliar a presença brasileira no mercado global, a entidade também participou da terceira edição do International Import & Export Food Policy, Laws and Regulation Summit, seminário que ocorreu um dia antes à abertura da feira e que teve como principal objetivo discutir questões legislativas ligadas às exportações de proteína animal em âmbito mundial.
A ocasião reuniu representantes de associações industriais de países como China, EUA, Alemanha, França, Dinamarca, Espanha, Japão, Coreia do Sul, Tailândia, Austrália e Nova Zelândia.
Ainda durante o seminário, a ABIEC realizou encontros com membros de órgãos regulatórios e governamentais da China, como AQSIQ (Administration of Quality Supervision, Inspection and Quarantine), CIQA (China Entry-Exit Inspection and Quarantine Association) e da CNCA (Certification and Accreditation Administration).
Nas reuniões, brasileiros e chineses puderam compartilhar experiências a fim de aprimorar as relações bilaterais e contribuir com o desenvolvimento do comércio internacional em diferentes setores da economia, discutindo processos de fiscalização, entre outros temas de interesse de toda a cadeia produtiva e exportadora.
Exportações para a China
O Brasil é o maior fornecedor de carne bovina para a China, que ocupa o segundo lugar no ranking de países e regiões importadoras de carne bovina brasileira (considerando o faturamento obtido com as negociações). Entre janeiro e agosto deste ano, os chineses importaram mais de US$ 551 milhões, resultado obtido após o embarque de 129.065 toneladas do produto.
PosiçãoPaís / RegiãoFaturamento (US$)
1HONG KONG813.616.286
2CHINA551.970.886
3UNIÃO EUROPEIA417.952.773

(*) Com informações da Apex-Brasil