sábado, 15 de agosto de 2015

El Niño 2015-16 tiene nombre: Godzilla

El Niño 2015-16 tiene nombre: Godzilla
El Niño actual continúa intensificándose, y el panorama actual indica que puede ser récord.

En esta sección publicaremos las últimas novedades del fenómeno El Niño, cuya intensidad según el panorama actual puede ubicarlo como un Niño histórico debido al gran potencial que está desarrollando. 

¿Qué es?

El Niño puede resumirse rápidamente como una anomalía de temperatura en el Pacífico, donde el agua se calienta mas de lo normal.
Como consecuencia, se genera mayor inestabilidad en la zona y provoca un aumento en las lluvias en parte de Argentina, Uruguay y el sur de Brasil. 

Mapa interactivo

Mapa interactivo

Mapa interactivo de temperatura

Consultá el mapa interactivo de temperaturas y corrientes del Pacífico.

Qué esperar

Consecuencias de El Niño

Consecuencias en Argentina

Qué fenómenos se asocian a la señal de El Niño en Argentina y países limítrofes.

Pronósticos

Pronósticos de El Niño

Principales pronósticos

Qué dicen los ensambles de pronóstico para los próximos meses.

Monitoreo

Monitoreo de El Niño

Monitoreo de El Niño

Consultá el estado actual de cada región de evaluación.

Vitrine da Carne Gaúcha terá carnes Angus e Hereford

A Associação Brasileira de Angus irá participar, mais uma vez, da Vitrine da Carne Gaúcha, durante a 38ª Expointer, nos dias 29, 30 e 31 de agosto e 04 e 05 de setembro, com o já consagrado momento chamado “Pecados da Carne”.
Já a Associação Brasileira de Hereford e Braford, participará da Vitrine nos dias 29 e 31 de agosto e 04 e 05 de setembro, com o Programa Carne Pampa. As participações visam expor aos presentes, carcaças de qualidade e o aproveitamento de cada um de seus cortes. A iniciativa é da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul–Farsul, associações de raça e entidades que trabalham com carne de qualidade de bovinos, ovinos e suínos no estado.
Confira a programação:
Dia 29/08- Sábado
10h- Vitrine da Carne Gaúcha- Pecados da Carne- Pavilhão Internacional
16h- Vitrine da Carne Gaúcha- Programa Carne Pampa- Pavilhão Internacional
Dia 30/08- Domingo
15h- Vitrine da Carne Gaúcha- Pecados da Carne- Pavilhão internacional
Dia 31/08- Segunda-feira
10h- Vitrine da Carne Gaúcha- Pecados da Carne- Pavilhão internacional
16h- Vitrine da Carne Gaúcha- Programa Carne Pampa- Pavilhão Internacional
Dia 04/09- Sexta-feira
10h- Vitrine da Carne Gaúcha- Pecados da Carne- Pavilhão Internacional
10h30min- Vitrine da Carne Gaúcha- Programa Carne Pampa- Pavilhão Internacional
Dia 05/09- Sábado
10h30min- Vitrine da Carne Gaúcha- Programa Carne Pampa- Pavilhão Internacional
15h- Vitrine da Carne Gaúcha- Pecados da Carne- Pavilhão Internacional
Fonte: sindicatoruraldp.com.br

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Abertas inscrições para Concurso Carcaças no RS

carcaças
Estão abertas as inscrições para o tradicional concurso de carcaças Angus do Rio Grande do Sul, que será realizado no dia 11 de setembro no Frigorífico Silva, em Santa Maria (RS). São esperados mais de 600 animais para abate, oportunidade em que os produtores mostrarão o potencial de sua produção e da raça Angus para originar carcaças de altíssima qualidade atendendo aos consumidores mais exigentes.
Segundo o gerente do Programa Carne Angus, Fábio Schuler Medeiros, o concurso de carcaças é uma oportunidade para os produtores trocarem informações e conhecerem o dia a dia da unidade industrial. “A troca de experiências entre os participantes é o ponto alto da atividade. Aprende-se muito vendo o gado que produzimos comparado ao dos demais produtores”. Para Fabiano Vaz, consultor de compras do Frigorífico Silva, a aproximação com os fornecedores e a discussão sobre os desafios e dificuldades da industria são outro importante resultado da atividade. “Queremos conversar com os participantes, mostrar nosso trabalho e entender suas demandas. O Frigorífico Silva é parceiro do produtor de Angus do Rio Grande do Sul. Trabalhamos para valorizar a cadeia como um todo” reforça o técnico.
Os produtores participantes do concurso, além da tabela de premiação do Frigorífico Silva, que remunera em até 10% de sobrepreço os animais Angus certificados, contarão com um incentivo de participação de 1,5% sobre o preço base. Os lotes campeões de categoria receberão um premio de 5% adicionado ao valor final dos animais.
São aceitos no concurso de carcaças animais Angus e Cruza Angus, com mínimo de 50% de sangue Angus, machos castrados e fêmeas, com, no mínimo, gordura mediana.
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 4 de setembro junto ao setor de compra de gado do frigorífico com Diogo Soccal pelo telefone (55) 2103-2525. Mais informações pelo telefone (51) 8179-4691 com Ana Doralina Menezes ou diretamente no setor de compra de gado do Frigorífico.
fonte: ABA

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Queda de 7,9% no preço do boi no RS: Momento de planejamento

Atualmente os preços do boi gordo no estado giram entre R$ 10,00 e R$ 10,30/kg de carcaça, a prazo, sem bonificações.
Isto representa uma queda de 7,9%, em média, nos últimos 30 dias, uma retração considerável. Agosto é um período em que geralmente as cotações dos animais gordos recuam pelo aumento da oferta, mas em 2015 está sendo mais forte.
Se analisarmos os últimos 10 anos, percebemos que a retração média do período é de 1,2%. Mas como já é velho e sabido, a maior área plantada de soja no estado tem modificado as variações de preço no mercado do boi.
Então se observarmos a variação média de 2011 a 2014, de agosto em relação a julho, o valor sobe para 2,3%, ainda assim 5,6 pontos percentuais menor que a variação deste ano até o momento, e o incremento da área de soja na safra 14/15 não foi tão grande, não a ponto de triplicar a variação mensal.
Em parte, esta variação negativa, bem acima da média, pode ser explicada pelo fraco consumo. Algumas indústrias estavam pulando dias de abate e/ou abatendo abaixo da capacidade que normalmente operam.
Mesmo com o clima adverso que atrapalhou o desenvolvimento das pastagens na região da campanha, a oferta de animais começou a aparecer, inicialmente na região da Serra gaúcha.
A margem mais apertada dos frigoríficos este ano também colabora para este cenário, pois nos últimos dois anos, apesar do aumento dos preços da carne no atacado e no varejo sentido pelo consumidor, o maior preço pago ao produtor não conseguiu ser completamente repassado, e achatou a margem. Neste período de queda é a chance de reverter, pelo menos um pouco, este estreitamento.
Ao que tudo indica, o somatório destes quatro fatores: oferta de animais da Serra, aumento na área de soja (consequentemente pastagens de inverno), fraco consumo no mercado interno (este merecendo destaque) e a diminuição da margem das indústrias, são os principais responsáveis pela queda mais acentuada dos preços no mercado do boi no Rio Grande do Sul.
É complicado falar de tendência num cenário de amplitude de variação acima da média, mas pela média dos últimos quatro anos, o preço tende a cair até outubro, considerando o preço médio mensal. Porém, no ano passado, as cotações recuaram em agosto e setembro apenas, retomando a firmeza em outubro, ou seja, antes do que a tendência nos apontava.
Foram retrações mensais maiores, mas com dois meses de duração, e não três, o que pode acontecer este ano novamente, pois o recuo de agosto parece que será bem acima da média.
É difícil falar em lado positivo, mas como quase tudo, vejo algo de bom neste cenário: A retomada de preços, ou a alta, após o período de pressão, tende a ser proporcional à queda, ou seja, quando há grandes quedas (como agora) a variação de preços para cima tende a ser maior.
Não há como saber certamente o que vai acontecer, não existe isso em análise de mercado, mas pode ser um período favorável para aqueles produtores que se planejaram, estão capitalizados e podem fazer bons negócios visando a comercialização a partir de dezembro.
O nível de planejamento e gerenciamento de qualquer negócio em proporcional ao sucesso obtido.
Por Renato Bittencourt

Em matéria para o Correio do Povo, NESPRO afirma que preço do boi pode subir no segundo semestre.


terça-feira, 11 de agosto de 2015

RS: Associação Brasileira de Angus projeta expansão de mercado internacional




Imagens

Foto: Divulgação/ABA


Porto Alegre/RS
Para enfrentar o reflexo da crise econômica no mercado nacional, os criadores de Angus estão prospectando uma nova clientela para a carne brasileira no exterior. A meta é ingressar no mercado gourmet e atingir a marca de 4 mil toneladas de carne Angus exportadas por ano até 2019. Para isso, uma comitiva da Associação Brasileira de Angus estará na Feira de Anuga, na Alemanha, de 10 a 14 de outubro. O Brazillian Angus Day será realizado em parceria com a Abiec e Apex dentro do projeto Brazillian Angus Beef. A viagem integra roteirointernacional que teve início em junho com viagem a Milão, na Itália, e ainda inclui missões à Rússia e México. “A raça Angus está com diversas negociações avançadas para embarcar carne de alto sabor e qualidade para países da União Europeia e já prospecta clientes na Rússia, Oriente Médio e China. Movimento que resulta de um trabalho sério que vai da produção à certificação das carcaças”, pontua o presidente da Associação Brasileira de Angus, José Roberto Pires Weber. Na coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (11), em Porto Alegre (RS), Weber ainda pontuou que o Marfrig anunciou recentemente os primeiros embarques à União Europeia.

Segundo ele, é importante o pecuarista aproveitar ao máximo a Cota Hilton, que deve fechar o ano com aproveitamento de 95%, e estar atento para avanços nas tratativas da Cota 481 – High Quality Beef, que confere acesso a cortes de alta qualidade ao mercado europeu com taxas reduzidas e foi abordada em reunião entre a associação e a ministra Kátia Abreu.

Para ganhar escala e manter embarques consistentes da Carne Angus, a associação está trabalhando com orientação técnica aos produtores para aumentar a eficiência e o volume de animais abatidos. Há 12 anos, o Programa Carne Angus concede bonificações a criatórios que fornecem animais com alto padrão de terminação aos frigoríficos conveniados. Segundo o gerente do Carne Angus, Fábio Medeiros, a meta é aumentar o número de animais abatidos no escopo do programa, capilarizando os abates em diversos estados e regiões. Em 1º de agosto deste ano, o programa, criado no Rio Grande do Sul, recebeu a adesão de mais um estado. Em parceria com o frigorífico Frigol, criadores do Pará começaram neste mês a desfrutar das bonificações. Agora são 23 frigoríficos conveniados em oito estados (Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás e Pará).

Programa de Relacionamento avança no país
A Associação Brasileira de Angus deu início, em 2015, a um novo projeto de aproximação com os criadores da raça no país. O chamado Programa de Relacionamento com o Pecuarista visa conhecer quem são os 5 mil criadores que fornecem bovinos para o Programa Carne Angus com objetivo de selecionar os melhores animais, orientar o processo de engorda e abate e divulgar este que é o maior projeto de bonificação de carne do país. O novo programa reúne uma série de ações como visitas técnicas nas propriedades e workshops em diversas regionais. No primeiro semestre, foram realizados eventos em Santana do Livramento (RS), Pelotas (RS), Pato Branco (PR), Água Azul do Norte (PA),Campos Novos (SC) e Campo Grande (MS). Na Expointer, a raça realizará o seminário “O boi que o mercado quer”, no dia 3 de setembro. “Iremos reunir os diferentes elos da cadeia, produtores, indústrias, varejo e o setor de food service”, acrescenta Medeiros.

Números do Programa Carne Angus Certificada
- Atuação em oito estados;
- 23 frigoríficos;
- 3 milhões de bezerros Angus nascidos em 2015;
- 330 mil animais abatidos em 2014
- 5 mil produtores


Fonte: Associação Brasileira de Angus (ABA)

Mercado do terneiro em relação a genética


segunda-feira, 10 de agosto de 2015