segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

População descapitalizada reduz preço da carne bovina

Os preços dos cortes sem osso vendidos pelos frigoríficos de São Paulo caíram na última semana.

Com a população descapitalizada, janeiro é sazonalmente marcado pela mudança abrupta de comportamento das vendas, que começam a recuar depois de um período de forte crescimento da demanda, devido ao final do ano.

Embora a desvalorização tenha sido pequena, 0,1%, demonstra que nem mesmo o pagamento de salários conseguiu sustentar o mercado.

É preciso considerar que a manutenção dos preços da arroba nos mesmos patamares de dezembro é um fator que reduz o espaço para desvalorizações da carne. Os frigoríficos tentam, ao máximo, manter os preços de venda para não prejudicar suas margens.

Cortes como alcatra completa e picanha tiveram desvalorização de 5,5% e 3,5%, respectivamente.

A tendência é que haja mais quedas.

Em 2013, os preços começaram o ano 4,0% menores que em 2014 e caíram 2,2% até o final de janeiro. Foi a menor desvalorização dos últimos três anos para este mês. Em 2012 a queda foi de 11,2% e em 2011 de 13,5%.

É possível que o salário mínimo maior em 2014, com reajuste superior à inflação calculada pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), possa ajudar a conter as desvalorizações. Este ano, é grande a aposta em uma boa demanda

fonte: Scot Consultoria

Nenhum comentário: