segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Qualidade da carne leva produtores gaúchos à Argentina

Um grupo de empresários rurais gaúchos das regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Sul está de viagem marcada para a Argentina. De 26 de novembro a 1º de dezembro de 2012, 35 produtores de carne participam de visitas a propriedades rurais, frigoríficos, instituição de pesquisa e de representação da classe pecuária em duas cidades argentinas: Concepcion Del Uruguay e Rosário.

Eles foram escolhidos pela produção de qualidade e as semelhanças com o país vizinho no que diz respeito às condições edafoclimáticas (planta, solo e clima) . A iniciativa faz parte do Programa Juntos para Competir, impulsionado pela Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar) e Sebrae no Rio Grande do Sul.

O primeiro dia de atividades do grupo será no Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuaria (INTA), em Concepcion Del Uruguay. Já em Rosário, visitarão a Planta Faenadora (Frigorífico JBS Swif Argentina) e a empresa Conecar -- Fábrica de rações e confinamento.

Na sociedade rural de Rosário, os empreendedores participam de palestra sobre os diferentes sistemas de produção de carne bovina utilizados na Argentina. A última atividade é a visita à Estância La Marcela, propriedade com criação bovina intensiva, integração lavoura-pecuária e uso de manejo sustentável. "O roteiro de atividades abrange toda a cadeia de bovinocultura de corte do país vizinho, uma referência mundial", ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Rio Grande do Sul, Vitor Augusto Koch.

A pecuária gaúcha, segundo o presidente, está voltada para a produção em campo nativo e, por isso, concorre diretamente com a expansão dos plantios de soja na região. "Por meio dessa missão, estamos estimulando a troca de experiências e de conhecimentos nas áreas de tecnologia de produção, comercialização e associativismo", afirma.

O técnico do Sebrae na região da Campanha e Fronteira Oeste, Tauê Hamm, complementa: "o segmento da pecuária de corte gaúcha necessita melhorar a competitividade dos produtores, com o aumento dos indicadores de produtividade, valorizando a carne e, consequentemente, aumentando a rentabilidade da atividade". 

Para isso, de acordo com Hamm, além das missões internacionais - em 2011 foi realizada ação semelhante ao Uruguai -, os produtores participam de capacitações gerenciais e consultorias tecnológicas, que são realizadas diretamente nas propriedades rurais.

A missão à Argentina tem produtores dos municípios de Alegrete, Uruguaiana, Santana do Livramento, Rosário do Sul, Bagé, Caçapava do Sul, Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Pedras Altas, Pedro Osório e outros.

FONTE

Sebrae no Rio Grande do Sul

Nenhum comentário: