terça-feira, 7 de maio de 2013

Futuro da pecuária é discutido no Circuito Feicorte NFT 2013


Consumo de carne nos próximos 10 anos aumentará em 54 milhões de toneladas



Sirli Freitas
Foto: Sirli Freitas / Agencia RBS
Em palestra no Circuito Feicorte NFT 2013, o presidente da LROPPA Consulting, Luciano Roppa, apresentou a palestra "Panorama mundial da produção bovina", em que discutiu oas oportunidades e desafios para a pecuária no futuro. Segundo o médico veterinário, o consumo mundial de carne vai aumentar em 54 milhões de toneladas nos próximo dez anos, gerando grande demanda e oportunidade de negócios para importação. 

O palestrante afirmou que um dos grandes desafios que serão enfrentados pela pecuária será a variação do preço dos grãos utilizados para a nutrição animal.

– Para diminuir sua dependência do petróleo importado, os Estados Unidos passaram a investir no etanol feito a partir do milho. Hoje, eles destinam 40% dessa produção, cerca de 120 milhões de toneladas, apenas para a produção de etanol – afirmou. Para comparar, a expectativa da safra de milho no Brasil em 2013, segundo o veterinário, é de 74 milhões. 

Conforme Roppa, o preço dos cereais, nos últimos 13 anos, subiu 189%. Por sua vez, no mesmo período, o preço do leite subiu 110% e o da carne bovina, 84%. 

– Se um sobe mais do que o outro, isso significa margens menores para o produtor. Com margens menores, temos que ser mais eficientes – disse.

Roppa chamrou ainda atenção para a infraestrutura de armazenamento. Segundo ela, essa infraestrutura não deve ser suficiente para suportar a colheita brasileira neste ano e para melhorar a qualidade das formas de escoamento da produção. 

– Na próxima década, para escoar 100% da safra do país seriam necessários investimentos da ordem de R$ 133 bilhões em rodovias e ferrovias – estima.
fonte: Ruralbr

Nenhum comentário: