segunda-feira, 8 de abril de 2013

Grupo Pão de Açúcar introduz novo projeto de rastreabilidade da carne bovina


O Grupo Pão de Açúcar, a maior empresa varejista do Brasil, anunciou na última quinta-feira (4) a extensão do programa "Qualidade Desde a Origem" a 100% da carne bovina comercializada em todas as suas lojas no País. Dessa forma, a empresa oferecerá aos consumidores o nome da fazenda onde o gado bovino foi criado, a sua localização, assim como o nome do fornecedor da carne.
A iniciativa do Grupo Pão de Açúcar adotou uma estratégia semelhante àquela lançada nas últimas duas semanas por varejistas nacionais, frigorificos e pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). As entidades buscam fortalecer programas de rastreabilidade da carne bovina, além dos esforços em sustentabilidade.
A rastreabilidade da carne bovina tornou-se um tema importante para clientes após o recente escândalo de carne de cavalo da União Europeia, disse um porta-voz da Pão de Açúcar na última sexta-feira (5).
A Marfrig Alimentos, junto com a Walmart, lançaram um novo programa que terá como foco 20 fazendas de gado de corte. Por enquanto, através de um novo acordo assinado pelo Ministério Público Federal (MPF) e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), supermercados brasileiros comprometaram-se a não comercializar carne bovina procedente de "áreas desmatadas da Amazônia ou vinculadas às violações ambientais e legais."
O programa de Pão de Açúcar envolve monitoramento, análise microbiológica, análise de resíduos e auditorias externas, assim como uma análise sobre a maciez de carne para uniformizar a qualidade do produto.
Normalmente, os lotes de carne bovina chegam ao Grupo Pão de Açúcar em caminhões procedentes de abatedouros. Anteriormente, uma não conformidade encontrada em um carregamento de carne bovina era inteiramente devolvido.
Mas, através do novo programa, os lotes passam a ser contemplados individualmente.
Em 2009, o Grupo Pão de Açúcar desenvolveu o programa "Qualidade desde a Origem", incluindo o setor de frutas e legumes. Em 2011, a rede varejista incluiu produtos cárneos da sua marca, Taeq.
Daqui a dois anos, o Grupo prevê que a carne de ave e suína façam parte do programa.
fonte: CarneTec

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