quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Redução na oferta de bezerros deve elevar o preço da carne



Clique na foto para ampliar
Preço da carne deve aumentar em cinco anos
Foto: Deurico/CapitalNews

O aumento de abates de fêmeas deve provocar uma escassez de bezerros a curto prazo no país. De acordo com produtores e representantes da pecuária no país, estima-se que a queda na produção de carne bovina será percebida em dois anos, segundo informações do site agrodebate.com.br. Até o momento, o preço atrativo para os compradores, sustenta o mercado.
Segundo o analista da Scot Consultoria, Alcides Torres, se confirmada a falta de animais para cria, os preços ficarão elevados a partir dos próximos cinco anos. Para o analista, a alternativa para que a produção de bezerros não fique escassa é o investimento em tecnologia e na utilização de áreas menos produtivas - como o Pantanal sul-mato-grossense, a região dos Pampas no sul do país e o semiárido do nordeste -, prática que já é realizados em países como os Estados Unidos e Austrália.
Porém, o aumento da produção de bezerros não deve vir da abertura de novas áreas por conta das restrições ambientais. Segundo o operador de mercados agrícolas, Leandro Bovo, apesar da cria ser o fator chave para e pecuária do futuro, é necessário haver um remanejamento da forma de remuneração para que o criador não se desestimule a produzir.
 

Fonte: Cecilia Koshiikene - Especial para o Capital News (www.capitalnews.com.br) 

Nenhum comentário: