Fonte: SERVIÇO DE EPIDEMIOLOGIA E ESTATÍSTICA
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (SEAPA-RS) divulgou através do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA) o levantamento populacional animal dos rebanhos do Rio Grande do Sul, relativo ao ano de 2012. Este levantamento toma como base, as informações fornecidas pelos produtores rurais nas Inspetorias Veterinárias e Zootécnicas (IVZ) de todo o Estado, a partir da declaração anual de rebanho.
A consolidação dessas declarações prestadas pelos produtores rurais é realizada pelos fiscais estaduais agropecuários da Secretaria, com o auxilio do Sistema de Defesa Agropecuária (SDA), programa desenvolvido pela Procergs, que permite que todas as informações relativas aos saldos animais, desde o nascimento e movimentações (de entrada e saída da propriedade) sejam lançadas e controladas de maneira on-line.
Neste ano, as declarações dos cerca de 400 mil produtores rurais do Estado foram lançadas diretamente no SDA, que são posteriormente analisadas de maneira quantitativa pelo Sistema de Análises de Negócios (SAN), também desenvolvido pela PROCERGS. O DDA/SEAPA-RS planeja que nos próximos anos, os lançamentos das declarações sejam feitas diretamente pelos produtores rurais de maneira eletrônica, através do “produtor on-line” já disponível para acesso pelos produtores rurais pelo site da SEAPA-RS (http://www.agricultura.rs.gov.br/)
De acordo com o fiscal estadual agropecuário Diego Viali dos Santos, do Serviço de Epidemiologia e Estatística (SEE) do DDA/SEAPA-RS “com as informações do levantamento pecuário agropecuário é possível realizar a análise da evolução dos dados lançados nos anos anteriores, das principais espécies existentes no RS, ter o conhecimento da caracterização da produção de cada espécie, além de ter informações por faixa etária e sexo em cada um dos 496 municípios do RS. Ou seja, é possível fazer uma verdadeira radiografia do panorama da população animal no RS”.
O levantamento pecuário 2012 está disponível no site do DDA/SEAPA-RS para consulta e informações mais específicas, quanto aos dados populacionais das espécies no RS, podem ser solicitadas pelo e-mailestatística@agricultura.rs.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário